3
respostas

[Dúvida] Dificuldade de compreensão.

Olá, estou tendo um pouco de dificuldade de compreensão destes textos. Fiquei na dúvida se cabe um tópico aqui no fórum também, mas caso não seja pode deletar um dia após a resposta. Há muitos termos novos assim como etapas e conceitos que são ditos e expostos como se já houvesse um conhecimento prévio. Estou querendo conhecer o UX do inicio, estou no local certo?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Olá, Deborah, como vai?

É natural sentir um estranhamento no começo, principalmente porque o universo de UX Design traz muitos termos e conceitos que, com o tempo, passam a fazer parte do dia a dia. Você está sim no local certo para começar, os primeiros módulos do curso foram pensados para quem está dando os primeiros passos.

Sempre que sentir necessidade, pode usar o fórum para trazer suas dúvidas, pedir explicações ou compartilhar percepções. Ele existe justamente para apoiar você nesse processo de aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Eu me senti da mesma forma, acabei de concluir esse curso. Mas fui pausando as aulas tomando notas e pedindo pra Luri montas questionarios isso me ajudou bastante a fixar agora so falta ler os livros indicados
boa sorte nos estudos

Deborah, você tem razão! Como eu também tenho essa mesma dificuldade, resolvi fazer uma listinha dinâmica, na qual sempre adiciono palavras novas que não fazem muito sentido para mim. Segue abaixo um exemplo:

Persona → personagem fictício que representa um perfil típico de usuário.
Jornada do Usuário (User Journey) → mapa das etapas que o usuário percorre ao interagir com um produto/serviço.
Mapa de Empatia → ferramenta para entender sentimentos, dores e necessidades do usuário.
Wireframe → esqueleto visual de uma interface, focado na estrutura, não no design final.
Prototipagem → criação de versões interativas (baixa ou alta fidelidade) para validar ideias.
Usabilidade → facilidade e eficiência com que um usuário consegue usar um produto.
Teste de Usuário (User Testing) → avaliação prática em que usuários reais interagem com o protótipo ou produto.
Design Thinking → abordagem de resolução de problemas centrada no ser humano.

E por aí vai. Sempre que surge algo novo, eu pesquiso e adiciono na lista. Assim fica prático quando eu preciso relembrar de forma mais rápida.