Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dificuldade com funções!

Olá, tudo bem?

Me encontrei com dificuldade neste exercícios de função. Consegui entender de certa forma o conceito, porem na hora de aplicar fiquei completamente perdido, acredito não ter entendido direito o sentido de função. Segue abaixo meu exercicio inspirado na correção do professor. Se alguém possuir alguma dica de como entender de forma mais fácil, seria de grande ajuda!

// Criar uma função que exibe "Olá, mundo!" no console.

function exibirOla() {
    console.log('Ola, mundo!');
}

// Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console.

function exibirNome(nome) {
    console.log(`Ola, ${nome}`);
}

exibirNome = Vinicius

// Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.

function calcularDobro(numero) {
    return numero * 2;
}

let resultadoDobro = calcularDobro(4);
console.log(resultadoDobro);

// Criar uma função que recebe três números como parâmetros e retorna a média deles.

function calcularMedia(a, b, c) {
    return (a + b + c) / 3;
}

let media = calcularMedia(4, 7, 10);
console.log(media);

// Criar uma função que recebe três números como parâmetros e retorna a média deles.

function encontrarMaior(a,b) {
    return a > b ? a : b;
}

let maiorNumero = encontrarMaior(15, 9);
console.log(maiorNumero);

// Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o resultado da multiplicação desse número por ele mesmo.

function quadrado(numero) {
    return numero * numero;                     
}

let resultado = quadrado(2);
console.log(resultado);

obrigado desde já pela atenção!

2 respostas
solução!

Um função e um bloco de código código que carrega uma funcionalidade que pode ser reutilizável em outras partes do código, no javascript ela tem uma sintax bem basica (a sintax e a forma de escrever);

Primeiro tem a palavra function pra dizer que e uma função, depois o nome ex:dizerOla, e uma estrutura de parênteses e chaves, detro das chaves pode conter ou não os parâmetros da função e dentro da chaves o codigo que vai ser executado:

exemplo:

• function: Palavra-chave usada para declarar uma função.
  • dizerOla: Nome da função que você inventa.
  • () { ... }: Os parênteses podem estar vazios ou conter parâmetros (informações para a função). O bloco de código { ... } é o corpo da função.

Abaixo tem um exemplo de como eu declaro e chamo um função com um bloco de codigo:

function fazerAlgumaCoisa() {
  // codigo da função que será executado...
}

fazerAlgumaCoisa();

// dessa forma eu chamo(executo) uma função,
// independentemente se tiver parâmetro ou não, quando a função
// e executada deve conter os parentese

Obs: No começo a minha maior duvida era em relação aos parâmetros de uma função, sempre embaralhava a minha mente não sabia quando usar, acredito ser comum então vou deixar uma analogia simples abaixo, espero que ajude a entender.

Vamos imaginar que você está em uma cozinha e precisa preparar diferentes receitas. Cada receita é como uma tarefa específica que você deseja realizar. Vamos usar essa analogia com código, exemplo:

Função sem parâmetros:

Receita: Fazer uma limonada.

javascript:

function fazerLimonada() {
  // Passos para fazer limonada
  console.log("Limonada pronta!");
}

fazerLimonada(); // Executa a receita para fazer limonada.

Função com parâmetros:

Receita: Fazer uma omelete com queijo.

javascript:

function fazerOmelete(ingredientes) {
  // Passos para fazer uma omelete com os ingredientes fornecidos
  console.log("Omelete pronta com " + ingredientes);
}

fazerOmelete("queijo e tomate"); // Executa a receita com ingredientes específicos.
  • Funções são receitas: Conjunto de instruções para realizar uma tarefa específica.
  • Parâmetros são ingredientes: Dados específicos que a função usa para realizar sua tarefa.

Assim como você pode ter diferentes receitas usando ingredientes variados, as funções em JavaScript podem realizar tarefas diferentes com base nos parâmetros que você fornece. Isso torna seu código mais flexível e reutilizável, assim como você pode usar suas receitas para preparar diferentes pratos na cozinha.

Caro Diego, eu agradeço muito por toda a aula que você me deu. Postei minha dúvida no forum com receio até de ser mal visto, muito obrigado por ter me instruído de forma tão clara! Consegui entender com clareza que funções servem para nos guiar através de um processo sem que precisemos ficar repetindo, diversas e diversas vezes a mesma linha. Somente necessitando de pedir que ele execute a ação já explicada!

Sua explicação foi de ótima ajuda, obrigado por ceder uma parte do seu tempo para me explicar isto. Agradeço imensamente!