Não estou conseguindo pegar as estruturas de repetição, FOR ta bem dificil pra entrar na minha cabeça, alguma dica pra eu treinar e pegar
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não estou conseguindo pegar as estruturas de repetição, FOR ta bem dificil pra entrar na minha cabeça, alguma dica pra eu treinar e pegar
Ei! Tudo bem, Juliano?
Entender o for no início é dífícil mesmo, mas fique tranquilo, com a prática ele começa a fazer mais sentido.
O for é uma estrutura que serve para repetir uma ação várias vezes. Ele percorre um conjunto de itens, como uma lista, um texto ou um intervalo de números e executa o mesmo bloco de código para cada item.
Pense assim: “para cada elemento dentro desse grupo, faça tal coisa”.
Exemplo para contar quantos valores existem em uma lista:
# Nossa pequena "base de dados"
valores = [3, 7, 2]
# Contador começa em zero
contador = 0
# Para cada valor dentro da lista...
for v in valores:
contador += 1 # soma 1 no contador a cada repetição
# Mostra o total de valores
print("Quantidade de valores:", contador)
O retorno será 3.
O que está acontecendo no código acima?
Você tem uma lista (como se fosse uma mini base de dados).
O for passa por cada item dessa lista.
A cada volta, ele aumenta o contador.
No final, você sabe quantos itens existem.
Uma dica que ajuda muito é começar com exemplos bem simples, repetindo coisas óbvias só para entender a lógica. Por exemplo, pegar uma lista de números e imprimir um por um. Depois, evoluir para exercícios em que você transforma esses valores, como somar 1 a cada elemento.
Outra forma de treinar é criar pequenos desafios do dia a dia:
Tente também escrever o passo a passo em voz alta ou em comentários antes de rodar o código. Isso força você a pensar na lógica, não só na sintaxe.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!