2
respostas

[Dúvida] Diferenças entre DMAIC, PDCA e A3

Olá, tudo bem?

O Lean faz parte da cultura da minha empresa e utilizamos o PDCA para registrar melhorias.

Porém, o PDCA é em formato de A3 (aqui chamam de "Cartão Kaizen") e é dividido da seguinte maneira:

  • Problema (descrição, contexto e gráficos que mostram o estado atual, estado ideal e GAP/desvio)
  • Antes do Kaizen (estratificação do problema, processo atual, meta, diagrama de causa e efeito + 5 porquês)
  • Contramedidas (causa raíz, contramedida, ações, responsável, início e fim)
  • Resultados (objetivo e gráficos que mostram os cenários antes, durante e depois)
  • Depois do Kaizen (novo padrão de trabalho, como vai ser feita a padronização, ganhos adicionais)
  • Reflexão (restropectiva e perspectiva= hansei)

Dúvida: qual é a difereça entre DMAIC, PDCA e A3? todas parecem se tratar da mesma coisa.

2 respostas

Olá, Fernanda! Tudo bem?

As metodologias DMAIC, PDCA e A3 podem parecer semelhantes, mas cada uma delas tem suas características e objetivos específicos. Vou explicar brevemente a diferença entre elas:

  • DMAIC: é uma metodologia utilizada no Six Sigma para melhorar processos existentes. Ela é composta por cinco fases: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. O DMAIC é uma abordagem estruturada que visa identificar problemas, coletar dados, analisar causas raízes e implementar soluções para melhorar a qualidade e a eficiência dos processos.

  • PDCA: é uma metodologia de gestão que significa Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act (Agir). O PDCA é um ciclo contínuo de melhoria, em que você planeja uma ação, a executa, verifica os resultados e age de acordo com as informações obtidas. É uma abordagem mais simples e flexível, que pode ser aplicada em diferentes contextos.

  • A3: é uma ferramenta de solução de problemas que utiliza um formato de documento chamado A3 (ou "Cartão Kaizen"). O A3 é dividido em seções que ajudam a estruturar o problema, analisar causas raízes, propor contramedidas, acompanhar resultados e refletir sobre o processo. É uma abordagem visual e colaborativa, que facilita a comunicação e o compartilhamento de informações.

Embora todas essas metodologias tenham o objetivo de melhorar processos, elas diferem em termos de abordagem, estrutura e nível de detalhamento. O DMAIC é mais voltado para projetos de melhoria de processos, o PDCA é mais flexível e pode ser aplicado em diferentes situações, e o A3 é uma ferramenta específica para solução de problemas.

Espero ter esclarecido suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Você poderia me trazer mais exemplos da aplicação das 3 ferramentas, por favor?

Quando eu olho para as descrições, entendo que estas 3 ferramentas foram ajustadas para virarem uma só na minha empresa.