Pessoal, tenho uma dúvida aqui que me bateu em um projeto em PHP que estou desenvolvendo e que pode não estar diretamente relacionado:
Sobre a diferença entre Web e Internet:
Pode se dizer que a Web é o Software, a 7ª camada no modelo OSI (a camada de aplicação), e a Internet é o Hardware (as outras camadas abaixo da 7ª)?
Porque os temos "navegar na Internet" e "navegar na Web" parecem ser a mesma coisa, mas na prática não é.
Por outro lado, o termo "Web" pode simplesmente ficar limitado somente ao protocolo HTTP em questão de escopo? Acredito que por ser um dos primeiros protocolos da camada de aplicação a surgir, ele é o protocolo "default" da Web e por isso Web pode ser sinônimo de HTTP, mas só se resume a isso?
Os outros protocolos da camada de aplicação como FTP, SMTP não está "dentro" da Web?
O motivo dessa dúvida está relacionado com um projeto PHP onde estou desenvolvendo onde tenho que dar nomes e montar a hierarquia de várias classes e quero que o nome das classes e a hierarquia aqui fiquem o mais semântico possível.
Minha dúvida é se o termo Web só deve se limitar somente ao HTTP ou se engloba também todos os outros protocolos da camada de aplicação além do HTTP: SMTP, FTP, etc.
Existe bastante dúvida na minha cabeça porque alguns termos que a galera anexa ao termo Web tem a ver com HTTP e outros nem tanto, por exemplo:
"WebMail" você não pensa em um servidor de e-mail ou no protocolo SMTP diretamente, você pensa em um endereço onde você acessa pelo seu navegador algum Cliente de Email com um login e senha, um site com o HTTP implementado.
Já "WebSocket" é um protocolo que apesar de atualmente fazer um "extends" do HTTP, o funcionamento dele é diferente do HTTP e está sendo desenvolvido pra ser um protocolo totalmente independente do HTTP (acredito que sem precisar do "upgrade" da requisição inicial usando HTTP).