3
respostas

[Dúvida] Diferença entre usar um arquivo .html e um arquivo .js

(Edit: tentando deixar mais conciso) Estou nas primeiras aulas sobre HTML, mas conheço de passagem que é possível ter arquivos com formato .js. Qual é a diferença entre usar uma ou outra? Na aula que vi, o prof. criou uma página simples, com alguns textos e tags HTML, mas usou também tag script para usar o alert do JS. Se posso colocar os comandos do JS no próprio arquivo do HTML, por que usar um arquivo .js? Existe alguma integração a ser feita entre arquivos .html e .js para criar uma página da web dinâmica? (Penso em algo como criar diferentes classes no Java, mas poder usá-las juntas depois, com as devidas permissões de acesso).

3 respostas

Olá boa noite Bruna!

Os arquivos com extensões .html são arquivos executados nos browsers, já os .js, são arquivos do Javascript.

Boa noite, José! Obrigada por responder à pergunta, mas minha dúvida não foi esclarecida, infelizmente. Eu sei que .html é executado por um browser e o .js é o arquivo do Javascript. Minha dúvida se relaciona quanto ao uso de uma dentro da outra, ou em conjunto (se isso faz algum sentido). Nas primeiras aulas, o prof falou que você pode executar comandos em JS dentro de um arquivo .html. Quero saber por que eu teria dois arquivos separados, um em .js e outro em .html, se já posso colocar coisas de JS dentro um arquivo .html e executar esse arquivo. É algo para organização? Melhora perfomance da página? Esse tipo de coisa.

Boa noite. É uma maneira de organizar o código. Nos arquivos .html você escreve o código HTML e nos arquivos .js os códigos javascript. Para incluir o arquivo .js no arquivo .html você utiliza a tag SCRIPT com o atributo SRC="arquivo.js".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software