Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Diferença entre peca.bracos e peca["bracos"]

Não consegui entender a diferença entre essas duas expressões. Obviamente, o resultado é o mesmo. Mas o que realmente está sendo feito em cada caso?

3 respostas

Oi, Renan

Propriedades de objetos em JavaScript podem também ser acessadas ou alteradas usando-se notação de colchetes

Veja mais em Trabalhando com objetos

solução!

Olá, Renan!

Ótima pergunta! A diferença entre peca.bracos e peca["bracos"] é a forma como você acessa uma propriedade de um objeto em JavaScript.

Quando você usa a notação de ponto, como em peca.bracos, você está acessando diretamente a propriedade bracos do objeto peca. Essa forma é mais comumente utilizada quando você sabe o nome exato da propriedade que deseja acessar.

Por outro lado, quando você usa a notação de colchetes, como em peca["bracos"], você está acessando a propriedade bracos do objeto peca usando uma string como chave. Essa forma é útil quando você precisa acessar uma propriedade cujo nome é dinâmico, ou seja, quando você só conhece o nome da propriedade em tempo de execução.

Por exemplo, suponha que você tenha um objeto peca com as propriedades bracos, pernas e cabeca. Se você quiser acessar a propriedade bracos, você pode usar tanto peca.bracos quanto peca["bracos"] e obterá o mesmo resultado. No entanto, se você tiver uma variável chamada propriedade que contém a string "bracos", você só poderá usar a notação de colchetes para acessar a propriedade dinamicamente, como peca[propriedade].

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Ah, entendi. Fazendo uma analogia seria o seguinte:

  • caixa.chaveDeFenda - me passe a chave de fenda que está dentro dessa caixa;
  • caixa["chaveDeFenda"] - veja se tem uma chave de fenda nessa caixa e me passe.

É isso?