Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Diferença entre notificação de Pull e Push?

Olá como vai? Ao ler sobre a última Heurística, acessei o artigo em anexo e foi comentado sobre a possibilidade de usar notificações de** PULL ou PUSH** para auxiliar o usuários de forma mais ativa. Eu entendo o significado das palavras (puxar e empurrar) mas queria entender a diferença visual e na prática, alguém consegue me esclarecer?

Att,

1 resposta
solução!

Olá, Lune! Tudo bem?

Entendo sua dúvida sobre as notificações de Pull e Push, e vou tentar esclarecer isso de uma forma prática e visual para você.

Notificações Push:

  • Definição: São notificações enviadas automaticamente pelo sistema ou aplicativo, sem que a pessoa usuária precise fazer nada para recebê-las.
  • Exemplo: Imagine que você recebe uma mensagem no WhatsApp. A notificação aparece na tela do seu celular sem que você tenha solicitado. Isso é uma notificação Push.
  • Na prática: São úteis para alertar a pessoa usuária sobre eventos importantes, como mensagens, atualizações de aplicativos, lembretes, etc. No design, você pode ver isso como pop-ups, banners ou alertas que aparecem na interface da pessoa usuária.

Notificações Pull:

  • Definição: São notificações que o usuário precisa buscar ou solicitar ativamente.
  • Exemplo: Pense em um aplicativo de e-mail. Para ver se você recebeu novos e-mails, você precisa abrir o aplicativo e atualizar a caixa de entrada. Isso é uma notificação Pull.
  • Na prática: Elas são úteis quando a pessoa usuária quer controlar quando e como receber informações. No design, isso pode ser representado por ícones de atualização, botões de "verificar novas mensagens" ou áreas onde a pessoa usuária precisa clicar para buscar novas informações.

Espero ter ajudado e se tiver questões ou dúvidas estou aqui! =D

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!