Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Diferença entre Função e Declarar Variável

Eu tenho a dificuldade de entender o porquê quando do HTML para o JavaScript declarasse uma função "function verificarChute() " e não é como penso, na minha lógica, que no JS deve-se declarar uma variável por exemplo: " let verificarChute" e depois de declarada seguir com alguma instrução para essa variável ser verificada no HTML.

nao sei se fui claro mas a duvida é essa...

1 resposta
solução!

Oii, Felipe!

Quando você cria uma função em JavaScript, como function verificarChute(), tá definindo um bloco de código que pode ser executado sempre que for chamado. As funções são usadas para agrupar instruções que realizam uma tarefa específica, e você pode reutilizá-las em diferentes partes do seu código. No seu exemplo, a função verificarChute() é chamada quando o botão "Chutar" é clicado, e ela executa as ações definidas dentro do seu corpo, como exibir uma mensagem no console.

Por outro lado, uma variável, como let verificarChute, é usada para armazenar dados ou valores que podem mudar ao longo do tempo. Quando você declara uma variável, tá reservando um espaço na memória para guardar um valor, que pode ser um número, uma string, um objeto, etc.

A confusão pode surgir porque tanto funções quanto variáveis podem ser chamadas ou referenciadas pelo nome, mas elas têm propósitos diferentes. No seu caso, ao usar onclick="verificarChute()" no HTML, você tá dizendo que a função verificarChute deve ser executada quando o botão for clicado. Se você tivesse usado uma variável, como let verificarChute, ela não executaria nenhuma ação por si só, a menos que estivesse armazenando uma função anônima ou valor que fosse chamado ou usado de alguma forma.

Espero ter entendido sua dúvida e te ajudado.

Um abraço.