Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Diferença entre Event Tracking Tracker e dataLayer

Por que eu posso ter tags enviadas ao gtm que podem ser vistas pelo dataLayer porém quando abro a extensão Event Tracking Tracker do google eu não vejo eventos mapeados?

1 resposta
solução!

Olá, Katia. Tudo bem com você?

O dataLayer é uma estrutura de dados usada pelo Google Tag Manager (GTM) para coletar e armazenar informações sobre interações e eventos que ocorrem em um site. Quando você configura tags no GTM para capturar certos eventos, como cliques ou visualizações de página, essas informações são enviadas ao dataLayer antes de serem processadas pelo GTM.

Por outro lado, a extensão Event Tracking Tracker do Google é uma ferramenta que ajuda a visualizar eventos que são rastreados diretamente via código de acompanhamento de eventos do Google Analytics inserido nas páginas, como ga('send', 'event', ...) ou gtag('event', ...). Se os eventos que você está tentando visualizar foram configurados apenas dentro do GTM e não diretamente via código JavaScript de rastreamento de eventos do Google Analytics, eles podem não aparecer na extensão Event Tracking Tracker.

Portanto, a principal razão pela qual você pode ver as tags no dataLayer e não na extensão Event Tracking Tracker é que a extensão pode não estar configurada para detectar eventos processados exclusivamente pelo GTM. Para verificar eventos do GTM, você pode usar a extensão do Google Tag Assistant, que é mais abrangente para esse propósito.

Espero que essa explicação tenha esclarecido a diferença entre essas ferramentas e por que os eventos podem aparecer em uma e não na outra.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!