Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Diferença entre Atividade e Evento

Professor, bom dia!

Vi que minha dúvida é a mesma da maioria dos alunos. Ao ler algumas respostas e olhar para este processo da atividade, cheguei na seguinte conclusão:

  1. Se "categorizar cliente" fosse uma atividade exclusiva do analista que cadastrou o cliente, faria sentido ser uma atividade;
  2. "Categorizar cliente" é um evento, pois isso não é feito pelo mesmo responsável do cadastro;
  3. Ainda que "Categorizar cliente" fosse uma atividade realizada por um sistema e se ele for uma ferramenta utilizada pelo mesmo ator do processo que cadastrou o cliente, a representação correta seria de uma tarefa do tipo "serviço". Se esse sistema realmente pertencer a um outro ator que não está representado (fator externo), aí sim é evento.

Esse entendimento está correto? Fiquei muito confusa,

4 respostas

Olá Fernanda, tudo bem?

Se entendi corretamente sua explicação, vou tentar explicar de forma clara.

Se a atividade "Categorizar cliente" fosse exclusiva do analista que cadastrou o cliente, faria sentido ser uma atividade, uma vez que a mesma pessoa seria responsável por ambas as etapas.

No entanto, se a "Categorizar cliente" é realizada por um ator diferente ou por um sistema, então essa seria uma tarefa de serviço, que é uma subcategoria de atividade, e não um evento.

Por outro lado, se a "Categorizar cliente" é realizada por um evento externo, como a aprovação de uma outra equipe ou departamento, então seria classificada como um evento.

Por fim, é importante lembrar que a classificação correta das atividades em um processo é fundamental para uma representação clara e precisa do mesmo. Por isso, é sempre importante ter certeza de que você entendeu corretamente o fluxo do processo e a função de cada atividade antes de classificá-las.

Olá, Yasmin! Tudo bem, e com você?

É isso mesmo, então eu entendi certo?

Muitissimo obrigada pelos esclarecimentos!

solução!

Tudo bem também! Você entendeu certo sim, parabéns pela dedicação. :)

Ah então beleza. Muito obrigada, Yasmin! :D