2
respostas

[Dúvida] Diferença e definição de Sub-redes e Vlans

No curso criando um projeto com Vlans foi apresentado o conceito de Vlans e sub-redes, eles ficaram um pouco confusos pra min, com uma mascara de rede diferente eu segmento minha rede em sub-redes e com as vlans eu crio uma "rede virtual".

Os dois não seriam na pratica a mesma coisa ? Digo os dois seriam a divisão da minha rede

Quais os casos de uso de cada um ?

2 respostas

Rede local virtual. Uma VLAN é uma sub-rede - uma parte separada e geralmente menor do que uma rede maior - que funciona de maneira semelhante a uma LAN padrão. Uma LAN compreende vários dispositivos e terminais em uma área geográfica específica. Por exemplo: se uma organização opera em vários andares de um prédio de escritórios, o andar da equipe de vendas pode ter a sua própria LAN separada. As VLANs, no entanto, criam uma sub-rede lógica - ou virtual - de endpoints específicos nas LANs separadas ou dispositivos não conectados ao mesmo switch de rede gerenciado.

As VLANs raramente são associadas às tecnologias de acesso remoto, mas isso não significa que não tenham lugar no trabalho remoto. Alguns profissionais especializados em rede criaram as VLANs para suas redes domésticas. Os benefícios das VLANs, tanto para as redes domésticas quanto para as corporativas, derivam dos recursos de segmentação principais das VLANs, que podem fornecer mais controle sobre o tráfego, aumentar a segurança dos endpoints e simplificar a administração da rede.

Diferenças entre as tecnologias VPN e VLAN Resumindo, a diferença entre as VPNs e as VLANs é grande: são tecnologias completamente diferentes, usadas por razões diferentes. No entanto, as duas tecnologias compartilham objetivos semelhantes para melhorar a segurança e fornecer algum controle sobre o tráfego de rede.

Em sua essência, as VPNs e as VLANs são diferentes tipos de tecnologias. A tecnologia VPN é um serviço, enquanto as VLANs são um tipo de sub-rede. As VPNs fornecem aos usuários e funcionários autorizados conexões seguras às redes de suas organizações, enquanto as VLANs agrupam dispositivos separados geograficamente para melhorar a comunicação entre eles e simplificar a maneira como os administradores de rede fazem alterações na infraestrutura de rede.

Uma equipe de TI em busca de um recurso para ajudar a conectar seus funcionários remotos à rede da organização de forma segura e confiável vai preferir um serviço VPN. As equipes de TI que procuram segmentar sua rede corporativa para simplificar o gerenciamento e o controle de tráfego provavelmente estabelecerão VLANs.

Mas e as sub-redes, pode me ajudar a entender melhor essa relação de Vlans e Sub-redes