Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Dicas para primeiro emprego como dev

Olá pesoal, me chamo João, tenho 20 anos, e hoje assinei o plano da Alura para aprofundar meus básicos conhecimentos em programação. Tive contato com programação, rede e hardware em um curso técnico no SENAC, então aprendi bastante coisa. Meu sonho é trabalhar com backend, e queria saber quais passos(cursos) preciso seguir para isso, e oq preciso para arrumar um estágio como desenvolvedor.

3 respostas
solução!

Olá, João, tudo bem?

Agradeço por aguardar um retorno :)

Parabéns por ter assinado o plano da Alura e por estar buscando aprofundar seus conhecimentos em programação! É muito importante ter uma base sólida para conseguir atuar na área de desenvolvimento.

Para conseguir um estágio como desenvolvedor, é importante que você escolha alguma linguagem para back-end, como: PHP, Java, Python e etc. Estude a linguagem, veja sobre Orientação à Objetos, Listas, Arrays, Manipulação de string....

Faça projetos e adicione-os no GitHub, faça um bom readme dos seus projetos, para que você tenha um excelente portfólio. Aqui tem um artigo que pode te ajudar:

Além disso, é interessante que você participe de eventos e grupos de discussão na área de tecnologia, como meetups e fóruns. Isso ajuda a aumentar sua rede de contatos e a conhecer pessoas que podem te indicar para vagas.

Por fim, sempre tente postar suas conquistas e projetos no LinkedIn para os recrutadores verem que você é uma pessoa que sempre está em busca de conhecimento, ah! e não esqueça de ficar atento nas vagas ;)

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Vinicius, obrigado pela ótima dica! Estou focado em estudar back-end no momento e também comecei a atualizar meu perfil no LinkedIn, compartilhando minhas conquistas e projetos. Agora, estou empolgado em aprender como melhorar meu README no GitHub, levando em consideração a sua sugestão valiosa. Agradeço pela orientação!

Além disso, se você tiver mais dicas sobre como tornar meu perfil mais atraente para empregadores e colaboradores em potencial, ficaria muito grato em ouvi-las. Estou comprometido em aprimorar minhas habilidades e aumentar minhas chances de sucesso no back-end.

Mais uma vez, agradeço pela ajuda e espero poder contar com sua orientação no futuro. Tenha um ótimo dia!

Que bom que consegui ajudar, Erik.

Acho que outras dicas válidas é você adicionar seus certificados de cursos no LinkedIn e adicionar as competências. Por exemplo, você fez um curso de MySQL, logo você adiciona ao certificado de MySQL a competência de MySQL. Dessa forma, fica mais fácil da pessoa recrutadora te encontrar.

Além disso, não sei se você já participa, mas você pode entrar no Discord da Alura, toda Sexta-feira às 18h está ocorrendo eventos com dicas valiosas voltados para conseguir vagas de emprego em tecnologia.

Ah, e você consegue ver as gravações dos eventos que ocorreram anteriormente também, lá no discord tem um canal explicando. Caso não achar, você pode chamar algum ADM.

Espero ter ajudado, bons estudos :)