Boa tarde, estou treinando lógica de programação, porém por mais que os temas dos códigos sejam diferentes, a aplicação em muitos casos é parecida. Poderia me dar dicas de projetos para praticar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, estou treinando lógica de programação, porém por mais que os temas dos códigos sejam diferentes, a aplicação em muitos casos é parecida. Poderia me dar dicas de projetos para praticar?
Boa tarde! É verdade que muitos conceitos de programação se aplicam de maneira semelhante em diferentes contextos. Aqui estão algumas sugestões de projetos para praticar lógica de programação e melhorar suas habilidades:
Calculadora Simples: Crie uma calculadora que possa realizar operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão. Isso ajuda a praticar a lógica de controle e cálculos.
Jogo da Forca: Desenvolva um jogo da forca onde o usuário tem que adivinhar uma palavra. Esse projeto envolve manipulação de strings e controle de fluxo.
Validador de Senhas: Faça um programa que valide senhas com base em critérios específicos (como comprimento mínimo, presença de números, letras maiúsculas e símbolos). Isso é útil para praticar validações e condicionais.
Gerenciador de Tarefas: Crie um aplicativo de gerenciamento de tarefas onde você pode adicionar, remover e listar tarefas. Esse projeto é ótimo para praticar manipulação de arrays e objetos.
Conversor de Unidades: Desenvolva uma ferramenta que converta unidades de medida (por exemplo, metros para quilômetros, graus Celsius para Fahrenheit). Isso envolve matemática e operações básicas.
Quiz de Perguntas e Respostas: Construa um quiz que faça perguntas ao usuário e avalie suas respostas. Você pode incluir diferentes categorias e níveis de dificuldade.
Agenda de Contatos: Faça um aplicativo que permita adicionar, remover e buscar contatos. Isso é bom para praticar operações com arrays e objetos.
Jogo da Velha: Crie o jogo da velha onde dois jogadores podem jogar alternadamente. Isso envolve lógica de controle e verificação de condições vencedoras.
Simulador de Compras: Desenvolva um sistema simples de compras onde o usuário pode adicionar itens a um carrinho, calcular o total e aplicar descontos.
Sorteio de Números: Faça um programa que sorteie números aleatórios dentro de um intervalo especificado. Isso ajuda a entender a geração de números aleatórios e lógica condicional.
Escolha projetos que desafiem suas habilidades atuais e adicione funcionalidades adicionais conforme se sentir confortável. Isso ajudará a consolidar seus conhecimentos e a ganhar experiência prática com a lógica de programação.