Boa tarde, estou treinando lógica de programação, porém por mais que os temas dos códigos sejam diferentes, a aplicação em muitos casos é parecida. Poderia me dar dicas de projetos para praticar?
Boa tarde, estou treinando lógica de programação, porém por mais que os temas dos códigos sejam diferentes, a aplicação em muitos casos é parecida. Poderia me dar dicas de projetos para praticar?
Boa tarde! É verdade que muitos conceitos de programação se aplicam de maneira semelhante em diferentes contextos. Aqui estão algumas sugestões de projetos para praticar lógica de programação e melhorar suas habilidades:
Calculadora Simples: Crie uma calculadora que possa realizar operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão. Isso ajuda a praticar a lógica de controle e cálculos.
Jogo da Forca: Desenvolva um jogo da forca onde o usuário tem que adivinhar uma palavra. Esse projeto envolve manipulação de strings e controle de fluxo.
Validador de Senhas: Faça um programa que valide senhas com base em critérios específicos (como comprimento mínimo, presença de números, letras maiúsculas e símbolos). Isso é útil para praticar validações e condicionais.
Gerenciador de Tarefas: Crie um aplicativo de gerenciamento de tarefas onde você pode adicionar, remover e listar tarefas. Esse projeto é ótimo para praticar manipulação de arrays e objetos.
Conversor de Unidades: Desenvolva uma ferramenta que converta unidades de medida (por exemplo, metros para quilômetros, graus Celsius para Fahrenheit). Isso envolve matemática e operações básicas.
Quiz de Perguntas e Respostas: Construa um quiz que faça perguntas ao usuário e avalie suas respostas. Você pode incluir diferentes categorias e níveis de dificuldade.
Agenda de Contatos: Faça um aplicativo que permita adicionar, remover e buscar contatos. Isso é bom para praticar operações com arrays e objetos.
Jogo da Velha: Crie o jogo da velha onde dois jogadores podem jogar alternadamente. Isso envolve lógica de controle e verificação de condições vencedoras.
Simulador de Compras: Desenvolva um sistema simples de compras onde o usuário pode adicionar itens a um carrinho, calcular o total e aplicar descontos.
Sorteio de Números: Faça um programa que sorteie números aleatórios dentro de um intervalo especificado. Isso ajuda a entender a geração de números aleatórios e lógica condicional.
Escolha projetos que desafiem suas habilidades atuais e adicione funcionalidades adicionais conforme se sentir confortável. Isso ajudará a consolidar seus conhecimentos e a ganhar experiência prática com a lógica de programação.