Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dúvida - Diagrama de Sequênica

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o diagrama de sequência que não ficaram claras para mim: - sempre haverá o handshake das ações? Caso não, como representar isso? - no vídeo é mencionado o uso de blocos para identificar ramificações de fluxos diferentes para a resposta a uma ação, como sucesso ou falha numa requisição, mas no conteúdo textual da aula não é mostrado um exemplo mais detalhado. Teria como mostrar um exemplo deste caso?

6 respostas

Oi José,

só para eu entender melhor, o que vc quer dizer com handshake?

abs

Me refiro à handshake neste caso em relação a toda ação possuir uma reação. Por exemplo: o usuário faz uma requisição e recebe uma resposta, seja ela positiva ou não.

Sabemos que no mundo real essa resposta pode não chegar ao usuário, devido a algum erro ou problema. Por isso gostaria de saber se existe alguma maneira de modelar uma situação dessa ou apenas é feita a modelagem normal e através dela tenta-se identificar onde ocorreu a falha com ajuda de recurso de logs e afins.

Sei que o termo handshakeé mais utilizado para referenciar processos de comunicação entre máquinas afirmando que estão prontas para conversar entre si, mas foi a melhor maneira que pensei no momento de formular minha pergunta para falar sobre a conversa entre os elementos do diagrama.

Oi José,

pelo que eu sei há formas de modelar exceções no diagrama de sequencia, mas se isso for importante documentar, eu criaria um outro diagrama para deixar claro o fluxo em caso de exceção.

abs, Nico

Olá Nico,

Obrigado pela resposta. Justamente por existir esta possibilidade da criação de um novo diagrama para mostrar esse tipo de exceção que eu gostaria de ver um exemplo aplicado.

Abraço

solução!

Oi José,

criei dois diagramas. O primeiro aborda uma falha na autenticação do usuário e segundo um problema na autorização (por exemplo, token expirou):

https://s3.amazonaws.com/caelum-online-public/uml/oauth-nao-autenticado.png

https://s3.amazonaws.com/caelum-online-public/uml/oauth-nao-autorizado.png

Espero que ajude!

abs

Olá Nico,

Ajudou sim. Muito obrigado.

Abraço.