1
resposta

[Dúvida] Diagnóstico da empresa

Trabalho numa empresa que oferece serviço de consultoria em um determinado ERP. Atualmente, todos os nossos clientes foram indicações de pessoas que atuam na área e, de outros clientes. Mas temos muita dificuldade em atrair novos leads. A geração de conteúdo relevante para esta tipo de serviço é bem difícil. O público em si é bastante difícil. São pessoas que trabalham num setor específico e o decididor. Encontrar as pessoas certas para, a partir daí, gerar conteúdo de atração e ir nutrindo esse público até que virem clientes tem sido minha maior dificuldade. Eu entendo o processo, mas não sei se por ser "nova" na área do marketing, não consigo encontrar a forma correta de atrair a atenção do meu público-alvo.

1 resposta

Débora, vivi esse mesmo desafio por uns bons anos e entendo bem sua dificuldade. A mesma coisa que pode ser um desafio, pode representar uma oportunidade. Por exemplo, seu serviço é tão específico, que seu conteúdo provavelmente vai atrair um lead muito mais qualificado do que um conteúdo genérico.

Importante ressaltar que nesse caso, seu resultado vai depender da sua capacidade de investimento. Algumas alternativas possíveis para você considerar são:

  1. Criação de vídeos curtos para redes sociais (Linkedin, prioritariamente) sobre como resolver alguns problemas comuns em relação ao que o ERP permite fazer;
  2. Realizar eventos que gerem conexão com seu público (exemplo: um almoço técnico, um workshop sobre a ferramenta, etc)
  3. Utilizar ferramentas via Linkedin que ermitam identificar pessoas-chave para uma abordagem mais assertiva (Ex. Ramper)
  4. Investir bastante em SEO, numa estrutura bem direta ao ponto, pois quem tem problemas desse tipo costuma ser muito assertivo nas buscas
  5. Co-marketing: fazer parceria com a própria empresa de ERP para realizar um webinar, divulgar um e-book ou alguma outra iniciativa integrada entre as empresas
  6. Anúncios segmentados no Google Ads.

Perceba que essa lista não exaustiva apresenta algumas possibilidades. Comece testante uma de cada vez e depois vá combinando ações, por exemplo, um vídeo aberto no Linkedin que a pessoa precisa se cadastrar para ter acesso ao conteúdo mais completo no Youtube.

Se precisar, busque uma agência de inbound marketing que tenha experiência no seu segmento para dar os primeiros passos na sua estratégia. Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)