1
resposta

[Dúvida] Devo fazer duas personas para dois temas de aplicativo?

Estou trabalhando num projeto de aplicativo de orientação de metas e hábitos. Para o design e funções mais simples eu e meu grupo pensamos em dois estilos diferentes de aplicativo, sendo um mais minimalista e simples e outro com um aspecto mais parecido com um app japonês ou coreano (com mascotes, ícones fofos e mais cor, como o FLIP ou LINE)

Nossa ideia é permitir que o usuário escolha o estilo do aplicativo no início, mas isso me deixou um pouco preocupada de não estarmos definindo direito a imagem do aplicativo.

Além disso, se fôssemos realmente fazer um estilo de app para esses dois conceitos, deveríamos fazer duas proto personas?

1 resposta

Olá, Aline. Tudo bem com você?

A criação de personas é uma etapa crucial no processo de design, pois nos ajuda a entender melhor o usuário e suas necessidades. No seu caso, você está lidando com dois estilos de aplicativo distintos, o que pode sugerir a necessidade de criar duas personas.

No entanto, é importante lembrar que as personas não representam estilos de design, mas sim os usuários e seus comportamentos, necessidades e objetivos. Portanto, a questão não é tanto se os estilos de design são diferentes, mas se os usuários e seus comportamentos são diferentes.

Se você perceber que os usuários que preferem um design minimalista têm necessidades e comportamentos diferentes dos usuários que preferem um design mais colorido e lúdico, então sim, seria útil criar duas personas diferentes. Por exemplo, talvez os usuários que preferem o design minimalista sejam mais focados em eficiência e rapidez, enquanto os usuários que preferem o design lúdico sejam mais focados em diversão e engajamento.

Por outro lado, se você perceber que os usuários têm necessidades e comportamentos semelhantes, independentemente do estilo de design, então talvez seja suficiente criar uma única persona que abranja essas necessidades e comportamentos.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!