Olá, Camile. Como vai?
Parabéns pelo início do seu negócio de brownies artesanais e pelo excelente resultado inicial. Alcançar mais de 10 mil interações e visualizações no Instagram logo no começo é uma marca incrível e mostra que o seu produto tem muito potencial de atração.
Respondendo diretamente à sua dúvida: sim, entrar em contato via DM com o público de maior interesse é uma excelente alternativa, mas a forma como você aborda essas pessoas é o que vai determinar se isso trará vendas ou se parecerá invasivo (o famoso spam).
No marketing digital, chamamos essas pessoas que interagiram com você de público morno. Elas já conhecem a sua marca, mas ainda não compraram. Para aplicar o conceito de funil de vendas nessa abordagem de forma estratégica, siga estas boas práticas:
1. Defina quem é o "público de maior interesse"
Não envie mensagem para todo mundo que apenas visualizou um vídeo. Foque em pessoas que realizaram ações de maior intenção, como:
- Deixar um comentário perguntando o preço, os sabores ou a região de entrega.
- Responder a uma caixinha de perguntas ou enquete nos seus Stories.
- Salvar ou compartilhar um post de brownie recheado.
2. Seja humana e evite mensagens automáticas textuais
As pessoas compram doces pelo desejo e pela conexão. Evite enviar um texto gigante e copiado com o cardápio logo de cara. Comece gerando um relacionamento.
3. Exemplo prático de abordagem (Gatilho da Conversa)
Se alguém comentou em uma foto de um brownie de Ninho com Nutella dizendo "Que delícia!", você pode mandar uma DM assim:
Olá, tudo bem? Vi seu comentário na foto do nosso brownie de Ninho com Nutella e passei para agradecer o carinho!
Por curiosidade, você já conhece os nossos brownies artesanais ou caiu de paraquedas na nossa página? Se quiser conhecer os sabores desta semana, estou por aqui!
4. Utilize as ferramentas dos Stories para gerar leads na DM
Uma técnica muito eficiente na etapa de meio de funil (onde o cliente está considerando a compra) é usar os adesivos de enquete ou testes nos Stories.
- Exemplo: Poste a foto de um brownie transbordando recheio e coloque uma enquete: "Quer receber o cardápio de hoje com desconto na primeira compra?" com as opções "Sim, quero!" e "Já quero o meu!".
- Quem votar em qualquer uma das opções deu permissão explícita para você abrir a DM dela e enviar o cardápio.
Essa abordagem ativa, porém respeitosa, transforma seguidores curiosos em clientes reais sem desgastar a imagem da sua marca.
Espero que possa ter lhe ajudado!