Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Deu Branco

Boa noite. Muitas vezes tenho domínio do assunto, mas se estou desenvolvendo uma linha de raciocínio e alguém ou algo interrompe esse raciocínio, às vezes bate aquele branco e me perco totalmente. Porque acontece?

2 respostas
solução!

Olá, Regirlene! Tudo bem?

Entendo perfeitamente a situação que você descreveu. É bastante comum que, quando estamos desenvolvendo uma linha de raciocínio e somos interrompidos, possamos nos sentir desconcentrados e até mesmo "dar branco". Isso acontece porque a interrupção pode quebrar o fluxo de pensamento e nos fazer perder o fio da meada.

Uma forma de lidar com essa situação é praticar a resiliência e a flexibilidade mental. Quando ocorrer uma interrupção, tente manter a calma e retomar o raciocínio de onde parou. Se necessário, faça uma pausa breve para se concentrar novamente e retomar o fluxo de pensamento.

Além disso, é importante treinar a organização das ideias. Quando você estiver se preparando para uma apresentação ou discurso, certifique-se de ter uma estrutura clara em mente, com os principais pontos que deseja abordar. Dessa forma, mesmo que ocorra uma interrupção, você terá uma base sólida para retomar o raciocínio.

Outra dica é praticar a comunicação verbal e não verbal. Como aprendemos no curso, contar histórias, utilizar perguntas para construir a narrativa, gerar curiosidade no início e fazer um fechamento impactante são técnicas que podem ajudar a manter o público engajado e a sua própria concentração durante a fala.

Quanto à comunicação não verbal, lembre-se da importância da postura, dos gestos e da expressão facial. Esses elementos podem transmitir confiança e credibilidade para o público, além de ajudar a manter o seu próprio foco e concentração.

Bons estudos!

Obrigada pelo retorno. Conforme fui avançando no conteúdo, reconheci as possíveis soluções para estes casos.