Boa noite. Muitas vezes tenho domínio do assunto, mas se estou desenvolvendo uma linha de raciocínio e alguém ou algo interrompe esse raciocínio, às vezes bate aquele branco e me perco totalmente. Porque acontece?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite. Muitas vezes tenho domínio do assunto, mas se estou desenvolvendo uma linha de raciocínio e alguém ou algo interrompe esse raciocínio, às vezes bate aquele branco e me perco totalmente. Porque acontece?
Olá, Regirlene! Tudo bem?
Entendo perfeitamente a situação que você descreveu. É bastante comum que, quando estamos desenvolvendo uma linha de raciocínio e somos interrompidos, possamos nos sentir desconcentrados e até mesmo "dar branco". Isso acontece porque a interrupção pode quebrar o fluxo de pensamento e nos fazer perder o fio da meada.
Uma forma de lidar com essa situação é praticar a resiliência e a flexibilidade mental. Quando ocorrer uma interrupção, tente manter a calma e retomar o raciocínio de onde parou. Se necessário, faça uma pausa breve para se concentrar novamente e retomar o fluxo de pensamento.
Além disso, é importante treinar a organização das ideias. Quando você estiver se preparando para uma apresentação ou discurso, certifique-se de ter uma estrutura clara em mente, com os principais pontos que deseja abordar. Dessa forma, mesmo que ocorra uma interrupção, você terá uma base sólida para retomar o raciocínio.
Outra dica é praticar a comunicação verbal e não verbal. Como aprendemos no curso, contar histórias, utilizar perguntas para construir a narrativa, gerar curiosidade no início e fazer um fechamento impactante são técnicas que podem ajudar a manter o público engajado e a sua própria concentração durante a fala.
Quanto à comunicação não verbal, lembre-se da importância da postura, dos gestos e da expressão facial. Esses elementos podem transmitir confiança e credibilidade para o público, além de ajudar a manter o seu próprio foco e concentração.
Bons estudos!
Obrigada pelo retorno. Conforme fui avançando no conteúdo, reconheci as possíveis soluções para estes casos.