Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Desktop/workspace/ e /usr/bin/

Não é exatamente um tópico abordado na aula, mas queria tirar uma dúvida.

Eu vi que tinha mais um script dorme no meu subdiretório workspace, dai eu fui chegar o ls dos dois so por testar:

laviniapark@DESKTOP-5NVE26U:~$ ls /Desktop/workspace/
ls: cannot access '/Desktop/workspace/': No such file or directory
laviniapark@DESKTOP-5NVE26U:~$ ls Desktop/workspace/
arquivo2.txt  dorme  exercicios  google.txt  projetos-java

e depois o bin

laviniapark@DESKTOP-5NVE26U:~$ ls usr/bin/
ls: cannot access 'usr/bin/': No such file or directory
laviniapark@DESKTOP-5NVE26U:~$ ls /usr/bin/
(...) (basicamente deu certo)

Por que que um precisa do da barra no começo e o outro não precisa?

2 respostas
solução!

Oie, Lavinia! Tudo bem por aí?

Para o Linux, a barra no inicio do diretório significa "root". Isto é, a pasta "pai" de todas as outras pastas do sistema operacional.

Você pedir "ls /Desktop/workspace" significa: Liste o conteúdo do diretório Root>Desktop>workspace. Como não existe uma pasta "Desktop" no root, ele retorna um erro.

Você pedir "ls Desktop/workspace" significa: Liste o conteúdo do diretório Diretório Atual>Desktop>workspace. O Linux vai procurar uma pasta chamada "Desktop" dentro do seu diretório atual e, dentro dele, uma pasta chamada "workspace".

O mesmo acontece para o seu segundo exemplo. Dentro do seu diretório atual, não existe uma pasta chamada usr. Contudo, existe dentro da root, visto que "usr" é uma das pastas padrão do Linux.

Recomendo o seguinte, para melhor entendimento: 1) Manda um "cd /" - Vai te direcionar para a root 2) Manda um "ls" - Vai listar todos os arquivos da root. Você vai ver que existe o arquivo "usr", mas não existe o arquivo "Desktop", por exemplo.

Abaixo, print da minha root para exemplo.

Espero ter ajudado! =)

Print de um pequeno pedaço do terminal do Linux

Nossa muito obrigada!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software