1
resposta

[Dúvida] Desk Research e imersão de pesquisa

Após assistir algumas aulas do curso de UX Research: Metodologias e imersão em pesquisa, vi que o processo de Desk Research vinha antes mesmo da construção e definição de uma pesquisa primária, porém ao aplicar o conhecimento apresentado no curso no meu dia a dia de trabalho, fiquei com certa dificuldade em enxergar uma necessidade para o meu contexto, uma vez que além de ter como objetivo validar a necessidade da implementação de uma funcionalidade nova, a mesma ja se enquadrava dentro de um contexto muito mais específico e fora do escopo geral da área onde trabalho, então não sabia ao certo se precisava desse rigor antes de conduzir de fato uma Entrevista de profundidade por exemplo.

1 resposta

Olá, Davi. Tudo bem com você?

Entendo a sua dúvida e é completamente normal se questionar sobre a aplicação de uma metodologia em um contexto específico.

O Desk Research é uma etapa importante do processo de pesquisa em UX, pois permite que você colete informações já existentes sobre o assunto de interesse. Isso pode incluir pesquisas anteriores, dados de mercado, estudos acadêmicos, entre outros. Essas informações podem ajudar a formar uma base sólida para a sua pesquisa primária, fornecendo um contexto mais amplo e ajudando a orientar suas perguntas e métodos.

No seu caso, parece que você está trabalhando em uma funcionalidade muito específica e talvez sinta que já possui bastante conhecimento sobre o assunto. Mesmo assim, o Desk Research pode ser útil. Ele pode ajudar a identificar tendências, ideias ou problemas que você talvez não tenha considerado. Além disso, pode fornecer evidências para apoiar suas decisões de design e a necessidade da funcionalidade que você está propondo.

Por exemplo, você pode procurar por pesquisas ou artigos que discutam problemas semelhantes aos que sua funcionalidade pretende resolver. Ou talvez existam estudos de caso de outras empresas que implementaram funcionalidades semelhantes. Essas informações podem ajudar a justificar a necessidade da sua funcionalidade e fornecer insights sobre possíveis desafios ou considerações de design.

Lembre-se, o objetivo do Desk Research não é apenas coletar informações, mas também sintetizá-las de uma maneira que possa informar e orientar sua pesquisa primária e suas decisões de design. Portanto, mesmo que você sinta que já possui bastante conhecimento sobre o assunto, pode ser útil fazer um Desk Research para garantir que você está considerando todas as perspectivas possíveis.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software