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[Dúvida] Desenhe obras de arte - minha soluçao

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }

        if(x < xVermelho + tamanhoQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados) {

            corAtual = 'red';

        } else if(x < xVerde + tamanhoQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados) {

            corAtual = 'green';

        } else if(x < xAzul + tamanhoQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados) {

            corAtual = 'blue';
        } 

    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;

    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }



    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
    // Equanto o mouse estiver se movendo, a função "lidaComMovimentoDoMouse" será ativada

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    // Enquanto o mouse estiver pressionado, a função a "habilitaDesenhar" será ativada.

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
    // Enquanto o mouse não estiver sendo pressionado, a função "desabilitaDsesenhar" será ativada.

</script>
1 resposta
solução!

Olá Marcos, tudo bem ?

Que ótimo você compartilhar seu código com a gente, ficou muito boa a organização dele, parabéns !!

Qualquer dúvida conte com o nosso apoio aqui no fórum, ficaremos felizes em te ajudar :)

Forte abraço e bons estudos !!

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