Fiquei com uma dúvida na operação de descompactação. Assim que você descompacta o arquivo, ele continua com a extensão .tar.gz. Não deveria sair dessa extensão? Um bom exemplo está no próprio vídeo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei com uma dúvida na operação de descompactação. Assim que você descompacta o arquivo, ele continua com a extensão .tar.gz. Não deveria sair dessa extensão? Um bom exemplo está no próprio vídeo.
Oi Guilherme! Como vai?
Quando você descompacta um arquivo .tar.gz, o arquivo original com essa extensão não é automaticamente removido ou alterado. O que acontece é que o conteúdo dele é extraído para o diretório que você especificou, mas o arquivo .tar.gz original permanece no sistema até que você decida o que fazer com ele.
Por exemplo, se você tem um arquivo chamado meus_arquivos.tar.gz e executa o comando:
tar -xzf meus_arquivos.tar.gz -C /caminho/do/destino
O conteúdo será extraído para o diretório /caminho/do/destino, mas o arquivo meus_arquivos.tar.gz ainda estará presente no local original. Se você quiser, pode deletar o arquivo .tar.gz após a extração, caso não precise mais dele.
Espero ter ajudado e bons estudos!