Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Desafio : Verificação de desconto

Olá pessoal.Não vi as respostas de vocês porque gosto de tentar e acredito que possa ter essa liberdade. Mas se o correto for analisar e ver as respostas dos outros colegas de classe,por favor, podem me dizer. Ainda estou conhecendo a plataforma.
Também gostaria de saber se poderia usar assim ou seria melhor else.
E claro, podem dar sugestões de todos os tipos, quero continuar aprendendo e não fico chateada se apontar algum erro. Na verdade até prefiro,mostra que estou agindo,botando em uso o conhecimento.
E afinal de contas o conhecimento sem ação não te gera,transformação.

Avaliação das informações do cliente e exibição da mensagem, indicando se ele tem ou não direito ao desconto.

if idade < 18 ou estudante
print( "Desconto liberado" )

if not #ou melhor else?
exibir( " Sem desconto" )

2 respostas
solução!

Olá, Ionara! Tudo bem? Seja muito bem-vinda à comunidade da Alura!

Que mentalidade fantástica a sua! Tentar resolver sozinha antes de olhar as respostas é, de fato, a melhor maneira de aprender lógica de programação. É nesse esforço que o cérebro cria as conexões necessárias. O fórum está aqui justamente para isso: apoiar, tirar dúvidas e comparar soluções depois da tentativa. Sinta-se super à vontade para seguir esse método!

Sobre a sua dúvida técnica entre usar outro if ou o else, vamos lá:

A melhor escolha? else (Senão)Embora a lógica de usar um "se não for isso" (if not) faça sentido no nosso pensamento humano, na programação o else (senão) é muito mais eficiente e limpo por dois motivos:

A Legibilidade: O else deixa claro que é "qualquer outra situação que não a anterior".
E tbm a Eficiência: Se a primeira condição for verdadeira, o computador nem perde tempo lendo o else. Se você usar dois if separados, o computador é obrigado a testar os dois, um por um.

Para usar o if not, você teria que repetir toda a condição inversa, o que deixa o código complexo e propenso a erros.

Para saber mais:

Sugestão de conteúdo:

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

Obrigada Victor.
E não sabia dessa sútil forma de agir do sistema.
A legal a sugestão de conteúdo,com certeza vou ver,amo aprender.