1
resposta

[Dúvida] Desafio: janela de Johari - Como devo realizar a dinâmica?

Como devo realizar a dinâmica? Considerando uma dinâmica em dupla, eu preencho primeiro o Eu Aberto e passo para a outra pessoa escrever o Eu Cego? E a pessoa deve escrever coisas diferentes do Eu Aberto? Ou pode colocar as mesmas coisas do Eu Aberto? Ou eu preencho uma lista de características e a outra pessoa preenche uma lista de características sobre mim e depois preencho a janela de Eu Aberto, Eu Cego, Eu Oculto e Eu Desconhecido baseado nas duas listas? Obrigado.

1 resposta

Boa noite Luiz!

Ótima pergunta.

• Comece preenchendo o quadrante "Eu Aberto" com características suas que você já conhece e que são conhecidas pela outra pessoa. Isso inclui aspectos que você compartilha abertamente.

• Depois, a outra pessoa preenche o quadrante "Eu Cego" com características que ela percebe em você, mas que você talvez não tenha consciência. É importante que essas características sejam diferentes das que você já colocou no "Eu Aberto", pois o objetivo é trazer novas percepções sobre você.

• Alternativamente, vocês podem começar cada um fazendo uma lista de características sobre si mesmos e sobre o outro. Com base nessas listas, vocês podem então preencher os quadrantes da Janela de Johari. O "Eu Aberto" será preenchido com características que aparecem em ambas as listas. O "Eu Cego" será preenchido com características que a outra pessoa listou sobre você, mas que você não listou para si mesmo.

• Após preencher os quadrantes, é importante que reflitam sobre as informações e, se possível, discutam entre si. Isso pode trazer insights valiosos e ajudar a expandir o "Eu Aberto".

A imagem mostra um gráfico dividido em quatro quadrantes com textos em português para explicar conceitos de autoconhecimento, com base no conceito de Janela de Johari. No topo, à esquerda, um quadrante vermelho claro com o título "ÁREA ABERTA" e abaixo o texto "Tudo o que você sabe sobre si mesmo e está disposto a compartilhar com outras pessoas." No topo, à direita, um quadrante azul com o título "ÁREA CEGA" e abaixo o texto "Qualquer coisa que você não saiba sobre si mesmo, mas que outros tenham percebido." Em baixo, à esquerda, um quadrante vermelho escuro com o título "ÁREA OCULTA" e abaixo o texto "Tudo o que você sabe sobre si mesmo e não está disposto a compartilhar com outras pessoas." Em baixo, à direita, um quadrante marrom com o título "ÁREA DESCONHECIDA" e abaixo o texto "Qualquer aspecto desconhecido para você ou qualquer outra pessoa." No canto inferior esquerdo, consta a fonte "Fonte: Gartner Glossary"

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada.

Abraços e bons estudos!