1
resposta

[Dúvida] Desafio: janela de Johari

Boa tarde!

Eu não consegui descrever o "Eu desconhecido", se eu e os outros desconhecem, como vou descrever? Help!

1 resposta

Claro! Imagine que você tem uma caixa de tesouro, e dentro dela tem várias coisas. Algumas coisas você já conhece, como brinquedos ou roupas, e essas coisas estão visíveis para você e para os outros. Essas são as coisas do "Eu Aberto", que todos sabem.

Agora, imagine que dentro dessa caixa tem coisas que você conhece, mas outras pessoas não conhecem, como talvez um talento secreto que você tem, como desenhar bem. Essas são as coisas do "Eu Oculto", que você sabe, mas os outros não.

Mas tem também uma parte da caixa onde você não sabe o que tem, nem os outros sabem. É como se tivesse algo lá dentro, mas você ainda não descobriu. Isso é o "Eu Desconhecido". Não dá para descrever o que está lá, porque ninguém viu ainda, nem você! A única maneira de descobrir o que está dentro é, com o tempo, fazendo novas coisas, pensando diferente ou pedindo para outras pessoas te ajudarem a ver o que você ainda não percebeu.

Isso faz sentido para você?