1
resposta

[Dúvida] DESAFIO HORA PRÁTICA

Infelizmente não consegui realizar o desafio, pois não sei como criar um programa do zero, tenho muita dificuldade ainda, sou iniciante.

1 resposta

Oi, Amanda! Tudo bem?

Sei bem como pode ser desafiador começar a programar do zero, especialmente quando estamos dando os primeiros passos. Vou tentar te ajudar com algumas dicas práticas para você conseguir criar seu programa.

  1. Entenda o Problema: Antes de começar a programar, leia o enunciado do desafio com atenção. Tente identificar o que é pedido, quais são as entradas e saídas esperadas.

  2. Planeje: Faça um esboço de como você gostaria que seu programa funcionasse. Pense nos passos necessários para resolver o problema. Por exemplo, se o desafio pede para calcular a média de notas de um aluno, os passos seriam:

    • Receber as notas.
    • Somar as notas.
    • Dividir pelo número de notas.
  3. Escolha a Linguagem: Decida em qual linguagem de programação você vai escrever o programa. Vou usar Python como exemplo, pois é uma linguagem muito amigável para iniciantes.

  4. Escreva o Código: Comece a escrever o código passo a passo.

  5. Teste: Execute o programa com diferentes valores de entrada para garantir que ele está funcionando corretamente.

  6. Refine: Se necessário, faça ajustes no código para melhorar a funcionalidade ou a legibilidade.

Lembre-se, a prática leva à perfeição. Quanto mais você praticar, mais confortável se sentirá para criar programas do zero. Não desanime!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.