Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Desafio: Hora da prática (há mais de uma forma de fazer?)

Estou na aula 2 (Manipulando dados no Phyton); na parte da hora pratica;

no exercico: Editando textos;

Questão 3

Crie um código que solicite uma frase à pessoa usuária e imprima a mesma frase digitada mas com todas as letras maiúsculas.

eu fiz o seguinte:

frase_usuario = str.upper(input('Escreva uma frase: '))
print(frase_usuario)

e retornou assim:

Escreva uma frase: Amanhã é sexta
AMANHÃ É SEXTA

mas vi a forma q outras pessoas postaram; ex:

fmai = str(input("Escreva uma frase abaixo:\n "))
print(f"Deixando a sua frase em letras maiúsculas: {fmai.upper()}")

essa segunda forma com o \n ja aprendemos? ou tem em outro curso? existem mais formas de fazer uma mesma coisa?

nao sei se teve essa parte ou eu só boiei mesmo rsrs

o mesmo para a questão 07

Questão 7

Crie um código que solicite uma frase à pessoa usuária e imprima a mesma frase sem espaços em branco no início e no fim e em letras minúsculas.

frase7usuario = str.upper(input('Frase 7 com espaços em branco: '))
print(frase7usuario.strip())

retornou certinho tbm

Frase 7 com espaços em branco: Depois verei desenhos DEPOIS VEREI DESENHOS

porem ví que outro usuario fez dessa forma:

frase = input('Escreva uma frase:')
print(frase.strip().lower())

minha dúvida é. muda em algo onde coloco os comandos? se for na linha do comando ou no print afeta em algo posteriormente?

1 resposta
solução!

Oi Vanessa, tudo bem?

Em relação ao primeiro a questão 3. Ambas as formas estão corretas e funcionam bem. A diferença principal está na maneira como o código está estruturado e na apresentação.

  • No seu código, você já transforma a frase em maiúsculas no momento da entrada (input).
  • No outro exemplo, a transformação é feita no momento da impressão (print).

A posição dos comandos pode afetar a legibilidade e a lógica do código, mas ambos os métodos que você mostrou são válidos. A transformação pode ser feita no momento da entrada ou na impressão, dependendo do que você acha mais claro e organizado.

O uso de \n serve apenas para adicionar uma nova linha na mensagem do input, ou seja, é apenas uma quebra de linha, o que deixa a interface um pouco mais amigável, mas não é essencial. É uma questão de estilo e preferência.

Já na questão 7, parece que houve um pequeno erro no seu código. Você usou str.upper em vez de str.lower, e a transformação para minúsculas não foi feita. O código correto seria:

frase = input('Digite uma frase: ')
print(frase.strip().lower())

Assim, a frase será convertida para minúsculas e os espaços em branco no início e no fim serão removidos.

Destaco também que na 'Opinião do instrutor', há o gabarito para os desafios.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!