1
resposta

[Dúvida] Desafio hora da prática: alert e let

Na parte 6 e 7 do desafio é pedido pra fazer o alerta com o texto do erro; declarar a variável mensagemDeErro e atribuir a frase para assim depois fazer o alerta do erro, só que novamente, sendo q eu somente declarei a variável e atribuí a frase e parece q deu o resultado esperado. para resumir, foi só isso q eu fiz:

let mensagemDeErro = alert('Erro! Preencha todos os campos!');

no site apareceu a mensagem e o campo para ser preenchido.

o que eu fiz de errado e o que pode aparecer como erro no futuro deixando o código assim desse jeito?

1 resposta

Opa, boa noite! Tudo bem? O código que você escreveu funciona perfeitamente, mas colocar uma variável mensagemDeErro pra receber o retorno da função alert() não faz muito sentido porque alert() não retorna nada(ou melhor, sempre retorna undefined), ela tem a função somente de exibir textos na tela. Faria mais sentido se você fizesse assim:

let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos!';
alert(mensagemDeErro);

Porque dessa forma, caso você use a var mensagemDeErro em vários lugares no seu programa, e em algum momento, precisasse alterar a mensagem de erro, você ia precisar alterar somente em um lugar(na declaração dessa variável) e não tem todos os alert() ou outras funções que teriam a mensagem a ser alterada.

Bons estudos!