9
respostas

[Dúvida] [Desafio] Aprendendo a aprender

Olá, comunidade da Alura! Tudo Bem?

Estou finalizando o curso Aprendendo a aprender da trilha de desenvolvimento pessoal do ONE G8, e resolvi compartilhar alguns do métodos que comecei a aplicar na minha organização dos estudos.

Google Agenda Essa é com certeza uma das principais e mais conhecidas ferramentas de organização quando o assunto é planejamento. Tem uma interface bem intuitiva e flexível de se usar, vou aplicar pra dividir melhor os assuntos e o que estou estudando.

Notion Outro tipo de ferramenta útil é o Notion. Tanto na versão online, para desktop e mobile ele consegue oferecer diversos recursos de anotações, e até tem uma IA prórpia disponível.

Temporizador Esse está disponível em qualquer programa ou app de relógio para pc ou smartphone. É útil para segmentar o tempo de estudo no formato Pomodoro, fazendo com que o cérebro não se exauste e crie o hábito de estudar.

9 respostas

Bom dia Luan,

Achei suas ferramentas bastante relevantes até porquê eu uso muito a agenda. Já o Notion para mim é uma sugestão nova. Parabéns pela resposta!

Bom dia pessoal, eu não sabia do Notion e atualmente eu utilizo o Atlassian.

Bom dia!

Também não conhecia o Notion, vou pesquisar sobre!

Obrigada!

Bom dia! Estou usando o Evernote, achei mais simples de usar e tem interação com o calendário do Google, assim posso colocar alarmes e notificações no celular, para lembrar de algumas coisas.

Ainda não usei o Notion mas, parece bom também.

Fiquei extremamente satisfeito com o curso da Alura! O conteúdo é claro, bem estruturado e direto ao ponto, o que facilita muito o aprendizado. A abordagem prática, com exercícios e projetos, permite aplicar o que foi aprendido de forma imediata.

Olá, pessoal! Obrigada por compartilhar as ferramentas que você usa, Luan. Também gosto muito de usar o Notion para me organizar nos estudos e nas tarefas do dia a dia.

Deixo aqui minha contribuição também, indico o uso da ferramenta Obsidian, prefiro ele ao invés do Notion pelo fato de todas as minhas notas ficarem salvas no meu computador em um formato de arquivo que até uma torradeira lê, hehehehe. No Obsidian eu penso e no Notion eu trabalho, tem bastante conteúdo na internet sobre o aplicativo e ele é bastante versátil com os plugins da comunidade.

Muito bom Luan, eu utilizo bastante o Notion e o Google Agenda também! Uma ferramenta que gosto bastante é o Lucidspark para criar mapas mentais! Bons estudos :)

Boa tarde, que incrível essa troca de conhecimentos, ferramentas.. Utilizo algumas dessas ferramentas também em meu dia a dia como Notes, Google Agenda, bem como resumos ainda escritos, sempre gostei de escrever e assim poder voltar e revisar conteúdos e aprendizagens..

Uma ótima semana e bons estudos.