Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Desafio: ajuste de valores em bases de produtos

Eu não entendi muito bem o desafio e, ao ver as respostas dos colegas, fiquei com mais dúvidas ainda, pois usam CASE e ABS RANDOM. Eu entendo que o instrutor fala que necessita ter um pouco de conhecimento em SQL, mas fica parecendo uma competição no fórum de quem faz a resposta mais avançada, sem desmerecer os colegas. Também entendo minha limitação comparado a quem já trabalha com isso.

1 resposta

Oi, William! Tudo bem?

Sobre o desafio de ajuste de valores em bases de produtos, a ideia principal do exercício não é criar a solução mais avançada possível, mas entender o raciocínio: verificar quais preços estão abaixo do mínimo ou acima do máximo permitido para cada produto e, depois, decidir uma forma de corrigir esses valores.

O CASE aparece bastante porque ele permite tratar cada produto com uma regra diferente. Por exemplo: se o produto for Chocolate, o preço precisa ficar entre 10 e 50; se for Celular, entre 80 e 5000, e assim por diante.

Já soluções com ABS e RANDOM são apenas uma forma mais elaborada de gerar valores aleatórios dentro do intervalo. Mas isso não é obrigatório para entender o desafio. Uma alternativa mais simples seria ajustar os preços fora do intervalo para o valor mínimo ou para o valor máximo permitido.

Por exemplo: se uma Camisa estiver com preço 50, ela está abaixo do mínimo, então poderia ser ajustada para 80. Se uma Bola de Futebol estiver com preço 150, ela está acima do máximo, então poderia ser ajustada para 100.

Então, o ponto central é: primeiro identificar os dados inconsistentes; depois escolher uma estratégia de correção. Essa estratégia pode ser limitar ao mínimo/máximo, preencher com média, deixar nulo ou até remover o registro, dependendo do objetivo da análise.

Sua percepção é válida: nem sempre a resposta mais avançada é a melhor para aprender. Começar com uma solução simples e bem compreendida já atende muito bem ao objetivo do desafio.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!