No exercício 3, vi que minha resolução ficou bem diferente do instrutor, porém funcionou da mesma maneira. Poderia avaliar e ver o que eu poderia ter feito de diferente, de forma que o código pudesse ficar mais otimizado e melhor escrito.

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

No exercício 3, vi que minha resolução ficou bem diferente do instrutor, porém funcionou da mesma maneira. Poderia avaliar e ver o que eu poderia ter feito de diferente, de forma que o código pudesse ficar mais otimizado e melhor escrito.

Oi Giullia, tudo bem? 😊
Muito legal você compartilhar seu código e buscar melhorias! 👍
Vi que você resolveu o desafio 3 de forma funcional, e isso é ótimo. 🥳
No entanto, podemos explorar algumas otimizações para deixar seu código ainda mais claro e eficiente.
Na sua solução com while, a variável contador não está sendo utilizada da maneira mais intuitiva para controlar o loop.
Uma forma mais comum de fazer a contagem regressiva com while seria usar a própria variável numero como contador e condição de parada.
Assim:
let numero = prompt('Digite um número de 0 a 50');
numero = parseInt(numero); // É bom garantir que numero seja um número inteiro
while (numero >= 0) {
console.log(numero);
numero--;
}
Já na sua solução com for, você utilizou a estrutura de forma bem adequada para contagens regressivas.
Uma pequena sugestão seria declarar uma variável de controle dentro do for, como i ou j, para deixar o código um pouco mais legível em convenções comuns de programação.
Exemplo:
let contagemRegressiva = prompt('Cite um número para iniciar a contagem regressiva:');
contagemRegressiva = parseInt(contagemRegressiva); // Garante que é número
for (let i = contagemRegressiva; i >= 0; i--) {
console.log(i);
}
Continue praticando e explorando diferentes formas de resolver os desafios! 💪
🎓 Para saber mais:
Bons estudos e continue evoluindo! 🤗
📌 Nota: Otimize seus estudos com o guia "Como turbinar seus estudos utilizando o fórum" e insira o código usando a ferramenta do fórum.