Estou tentando polir ao máximo para passar pros próximos desafios só quando me sentir totalmente seguro do que fiz. No primeiro desafio tive duas dúvidas, a necessidade de uma validação de produto, já que no campo só se pode escolher os produtos listados e com isso não consegui pensar como seria feita essa validação. Já a segunda dúvida ficou a respeito de como fiz e como queria que fizesse a validação de quantidade. Eis como fiz:
if (qtde >=1){
console.log('Quantidade válida');
} else {
alert('Quantidade de produtos inválida!');
return;
}
Funcionou como uma luva, não poderia adicionar 0 protudos e nem -5 produtos, por exemplo, porém, fiquei muito pensativo porque como trabalhamos com um carrinho de produtos eletrônicos, não deveria ser possível a compra de "2.5 celulares", porém dessa maneira como está escrito, isso é totalmente possível. Cogitei algumas soluções como proibir usar o campo para escrever quantos produtos pelo HTML modificando de uma forma que ele poderia escolher a quantidade assim como normalmente fazemos em lojas online, mas como não era essa a ideia do desafio, quis me limitar a como fazer com que o JavaScript bloqueasse a adição de números decimais, e infelizmente não consegui, existe alguma maneira?
No desafio 2 eu simplesmente travei assim:
JavaScript:
function registro() {
let nomeCliente = document.getElementById('nomeCliente').value;
let idade = document.getElementById('idade').value;
alert ('Olá!')
alert (nomeCliente);
alert (idade);
};
HTML:
<!DOCTYPE html>
<html lang="en_US">
<form method="post" action=".">
<div>
<label for="nomeCliente">Nome:</label>
<input type="text" id="nomeCliente" />
</div>
<div>
<label for="idade">Idade:</label>
<input type="number" id="idade" />
</div>
<div>
<button type="button" onclick="registro()">Registrar</button>
</div>
</div>
</form>
</html>
Ai quando tentava usar o botão para registrar os dados, ocorria o seguinte erro no console toda vez que usava o botão:
Uncaught ReferenceError: registro is not defined at HTMLButtonElement.onclick (index.html:13:48)
Ai fiquei na duvida de como prosseguir PS.: Se tiver alguns erros de digitação, eu tive que reescrever tudo umas duas vezes porque sem querer fechei a aba do tópico