Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Desafio 1

Olá gente. Essa foi a forma como resolvi o primeiro desafio.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Olá gente. Essa foi a forma como resolvi o primeiro desafio. Somente a ultima linha copiei. Essa realmente não entendi.

alert ("boas vindas ao nosso site!.);
let nome = "lua";
let idade = 25;
let numero de vendas = 50;
let saldoDisponivel = 1000;
alert ("Erro! Preencha todos os campos.");
let mensagemDeErro = "Erro! Preencha todos os campos."; alert (mensagemDeErro);
let nome = prompt('digiteoseunome');
let idade = prompt('digiteasuaidade');
let idade = prompt('Digite a sua idade');
if (idade >= 18) {
    alert('Pode tirar a habilitação!'); 
}
5 respostas
solução!

Oi Gustavo, tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar com a gente o seu resultado! Parabéns por praticar viu?

Tem algumas melhorias que você pode fazer no seu código:

1. A linha do alert possui um erro de fechamento de string. A mensagem deveria ser fechada com aspas duplas. Corrija para:

alert("boas vindas ao nosso site!");

2. Há um erro na declaração da variável numero de vendas. O nome da variável contém espaços, o que não é permitido. Corrija para:

let numeroDeVendas = 50;

Vamos para a explicação da linha que você não entendeu:

1. let idade = prompt('Digite a sua idade');: Esta linha solicita que o usuário digite a sua idade. A função prompt exibe uma caixa de diálogo onde o usuário pode inserir um valor. O valor digitado é armazenado na variável chamada idade.

2. if (idade >= 18) {: Aqui começa uma estrutura de decisão. O if verifica se a condição dentro dos parênteses é verdadeira. Neste caso, a condição é se a idade é maior ou igual a 18.

3. alert('Pode tirar a habilitação!');: Se a condição do if for verdadeira (ou seja, se a idade for maior ou igual a 18), então essa linha exibe uma mensagem dizendo "Pode tirar a habilitação!" utilizando a função alert.

Essa estrutura é comum em programação para realizar diferentes ações com base em condições específicas.

Não esqueça de salvar o arquivo, essa bolinha branca significa que o arquivo não está salvo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Um abraço e bons estudos.

Olá, tudo bem? Assim ficou meu código depois da pratica, mas não sei se entendi bem o princípio.

Deveria vê-lo em algum local funcionando ou so escrita? Não consegui fazer ele rodar no site.

Agradeço a atenção desde já!

ps: Eu acabei tendo um pouco de dificuldade então fui me espelhando um pouco no que o colega acima enviou, agradeço a ele também pela co-participaçao. haha

alert('Boas vindas ao nosso site!');
let nome = Lua;
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50;
let saldoDisponivel = 1000;
alert('Erro!Preencha todos os campos.');
let mensagemDeErro = Erro!Preencha todos os campos.; alert('mensagemDeErro');
let nome = prompt('Digite seu nome!');
let idade = prompt('Digite sua idade!');
if(idade>=18) {
    alert('Pode tirar a habilitação')
};

Que bom que o meu código ajudou alguém.

Muito obrigado Lorena. De fato ótima ajuda. ;)

Além de explicar você me deu uma luz sobre o processo de decisão do uso do if

agora sim:) ;