Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] [Desafio 05] Questão 01

Boa noite! Tudo bem? Estou com algumas dúvidas referentes a alguns pontos do código apresentação da solução.

1-Por que precisamos inserir em quase todas as functions as funções "atualizarLista()" e "atualizarSorteio()"? Essa minha dúvida recai principalmente na function adicionar(). Porque eu preciso que o botão chame essas duas funções sendo que, pelo que eu entendi, elas precisam ser chamadas apenas após eu clicar nos nomes da lista de amigos sorteados que desejo remover?

2-Function atualizarSorteio() Nessa função, nós criamos a variável sorteio utilizando o id referente à lista de sorteio, até ai ok. Por que para atualizar precisamos que ela fique vazia com o uso do innerHTML? Após o clique para remover o nome desejado, eu imaginei que a atualização se daria com os nomes restantes na lista de sorteio. Esse ponto do vazio para o innerHTML acabou me confundindo.

Agradeço a ajuda desde já!

2 respostas
solução!

Oii, Vinícius! Tudo bem?

1. Sobre a necessidade de chamar "atualizarLista()" e "atualizarSorteio()" em várias funções:

Essas funções são responsáveis por atualizar a interface do usuário, garantindo que as informações exibidas estejam sempre corretas e atualizadas. No caso da função adicionar(), mesmo que você esteja apenas adicionando um novo amigo, é importante atualizar a lista para refletir essa mudança imediatamente na tela. Isso garante que o usuário veja a lista mais recente sem precisar realizar outra ação. Além disso, se houver alguma lógica que dependa do estado atualizado da lista ou do sorteio, essas funções ajudam a manter tudo sincronizado.

2. Sobre a função atualizarSorteio() e o uso de innerHTML:

Quando você define innerHTML como vazio, está basicamente limpando a lista de sorteio na interface antes de atualizá-la com os novos dados. Isso é uma prática comum para evitar duplicações ou inconsistências visuais. Após remover um nome, a lista precisa ser completamente reconstruída com os elementos restantes. Ao limpar o innerHTML, você garante que apenas os elementos atualizados sejam exibidos, evitando que os itens removidos permaneçam visíveis.

Um abraço e bons estudos.

Muito obrigado pela explicação, Lorena!