Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Desabafo

Gente, tenho muita dificuldade em aprender online, mas assumi o risco, ja faz 3 meses que estou estudando HTML e CSS, sinto que só patinei, na hora de criar o site tenho muita duvida e muita falta de motivação, sempre canso antes da metade do desenvolvimento, confundo toda hora e tudo da problema, sofro bastante com responsividade e posicionamento utilizando grid e flexbox (ainda mais flexbox) tenho que ficar sempre recorrendo a google, discord da alura e etc. Não sei o que fazer, ja assisti vídeos do youtube, ja pratiquei bastante, mesmo assim sempre se apaga e no momento que vou usar da branco e tenho que recomeçar...

Estou pensando em migrar do front pro back, por que estou achando muito díficil, é muita coisa, muita tecnologia, nem cheguei nas frameworks e ja to morrendo, gosto muito de projetos, ja fiz servidor caseiro de jogos com debian, servidor NAS e muita outras coisas.

2 respostas
solução!

Oi, Otávio! Como vai?

Antes de tudo, parabéns por continuar tentando mesmo diante das dificuldades. Isso mostra que você tem garra e garra vale ouro na programação.

Vamos direto ao ponto: muita gente sente o mesmo no começo do front-end, principalmente com CSS, Flexbox e Grid, porque a curva de aprendizado é meio confusa mesmo.

O segredo é pegar pequenas partes do que está tentando fazer e entender o que cada linha faz. Por exemplo, olha essa estrutura simples usando Flexbox:

<style>
  .container {
    display: flex;
    justify-content: center;
    align-items: center;
    height: 100vh;
  }

.caixa {
    background-color: #06B9A1;
    color: white;
    padding: 20px;
    border-radius: 8px;
  }
</style>

<div class="container">
  <div class="caixa">Oi, Otávio!</div>
</div>

Explicando:

.container = elemento pai com display: flex
justify-content: center => alinha no centro horizontal
align-items: center => alinha no centro vertical
height: 100vh => ocupa a altura total da tela

Veja como com poucas linhas já conseguimos centralizar um elemento na tela. O importante é praticar blocos pequenos e isolados. Só depois tente juntar tudo num projeto maior.

Você comentou sobre curtir back-end. Que tal pensar assim: aprende o básico de front só para poder usar com seus projetos de back depois. Não precisa amar, só dominar o suficiente. E vai no seu ritmo. Não precisa comparar com ninguém.

Qualquer dúvida ou dificuldade que tiver em compreender o layout, fique à vontade pra perguntar por aqui, estamos à disposição para ajudar!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Muito obrigado Rafaela, vou seguir o que você me disse.

Agora mesmo no momento estou fazendo devagarzinho um "remake" do spotify para praticar especialmente o Grid e Flexbox que é a minha defasagem.

No futuro quero ser um desenvolvedor Full-Stack, então vou pelo menos aprender os fundamentos do html/css para ir pro JS, Node e etc.

Gratidão