1
resposta

[Dúvida] Departamento como uma entidade forte

A Entidade Departamento não seria uma entidade fraca por um departamento depender de colaboradores pra existir? Na regra de negócio se eu não me engano um Departamento necessita de ao menos dois colaboradores pra existir.

1 resposta

Concordo discordando. Por esse preceito, um endereço (atributo tanto de pessoa quanto de departamento) seria uma entidade forte, visto que o prédio físico existe independente de estar ou não habitado. No modelo, endereço é só um atributo e nem chega a ser entidade. Eu não gosto desse conceito de entidade forte ou fraca. No exemplo do banco cliente seria quem tem conta, numa loja seria quem compra, de forma que a entidade conta poderia ser a forte e cliente poderia ser a fraca, visto que a pessoa só se torna cliente quando tem conta (ou quando faz compra em uma loja). Não gosto do MER, acho um modelo importante, mas ultrapassado. O conceito de entidade forte ou fraca depende do enfoque que se deseja para a regra de negócio. Se o foco for a conta (uma conta salário e uma conta corrente para o mesmo cliente que recebe o pagamento pelo banco) o cliente é a entidade fraca. Se o foco for o cliente as contas que ele tem seriam entidades fracas.

Nesse ponto concordo contigo perfeitamente. Se o foco está no colaborador, o departamento seria a entidade fraca, já que não existe departamento sem um responsável (gerente, diretor) por ele. Colocando o foco no colaborador, departamento seria uma entidade fraca.

Por outro lado, o modelo da aula fica confuso. Tanto cliente quanto colaborador são participantes. Eventualmente o colaborador do banco recebe o salário pelo próprio banco, ou seja, é também cliente. O mesmo participante teria dois cadastros , um como cliente e outro como colaborador, na mesma base, e o telefone poderia estar desatualizado em apenas uma delas. Com o foco no negócio, o participante seria a entidade fraca, visto que depende do relacionamento de colaborador e/ou de cliente para participar dos negócios do banco.

Não gosto do MER, não gosto desse conceito de entidade forte / fraca, vejo ambos como conceitos ultrapassados. Espero ter podido ajudar.