1
resposta

[Dúvida] Definindo a metodologia

No meu caso, não consigo encontrar artigos que remetem a solução que estou querendo criar. Os sites não possuem verificação, como sites de noticias, governo e etc.

Como eu poderia fazer uma boa desk research quando o tema é um pouquinho complicado?

1 resposta

Oi! Tudo bem?

Entendo que você está encontrando dificuldades em realizar uma boa desk research devido à falta de artigos específicos e à confiabilidade das fontes. Vamos refletir quanto a algumas dicas que podem te ajudar a superar esses desafios:

  1. Defina as perguntas de pesquisa: Comece definindo claramente quais perguntas você quer responder com a sua desk research. Isso vai te ajudar a manter o foco e evitar se perder em informações irrelevantes.

  2. Fontes confiáveis: Priorize fontes confiáveis e acadêmicas. Além dos sites governamentais e de notícias, você pode buscar em:

    • Google Scholar: Uma ótima ferramenta para encontrar artigos acadêmicos.
    • Periódicos CAPES: Se você tiver acesso, é uma excelente base de dados para artigos científicos.
    • Bibliotecas universitárias: Muitas universidades disponibilizam acesso a artigos e teses online.
  3. Consultorias e relatórios de mercado: Sites de consultorias como o Nielsen Norman Group, McKinsey, e Deloitte frequentemente publicam relatórios de mercado e estudos de caso que podem ser muito úteis.

  4. Palavras-chave: Utilize palavras-chave específicas e variações delas para ampliar sua busca.

  5. Comunidades e fóruns: Participar de comunidades e fóruns especializados pode te ajudar a encontrar referências e materiais que outras pessoas da área estão utilizando. Plataformas como Reddit, Stack Exchange e até grupos no LinkedIn podem ser úteis.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até breve!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!