1
resposta

[Dúvida] Definido PCI do Zero

Definido PCI do Zero - sem informações

Você tem uma ideia de serviço/produto, tem vontade de empreender, estudou muito sobre a parte técnica para prestar um bom serviço, estudou sobre administração, estudou sobre empreendedorismo e está motivado a ir ao mercado.

1. Como definir um PCI se não tenho clientes?
  2. Não tenho informações para preencher o exercício?
  3. Qual a **melhor prática **e ferramentas para obter essas informações e começar mais certeiro, focando no PCI ao invés de que sair atirando pra todo lado?
  4. Como IA pode ajudar neste meu primeiro momento?

Grato

1 resposta

Olá Anderson!

Entendo que definir o Perfil de Cliente Ideal (PCI) pode ser desafiador, especialmente quando você está começando do zero e ainda não tem uma base de clientes para se apoiar. Vamos tentar abordar suas dúvidas de forma prática:

1. Como definir um PCI se não tenho clientes?

• Quando você não tem clientes, uma boa estratégia é começar com pesquisa de mercado. Analise empresas ou consumidores que poderiam se beneficiar do seu produto ou serviço. Pense em quem seriam seus clientes ideais com base nas características do seu produto e nos problemas que ele resolve. Você pode também olhar para concorrentes e identificar o tipo de cliente que eles atendem.
  2. Não tenho informações para preencher o exercício?

• Você pode começar a preencher essas informações com base em suposições educadas e pesquisas. Por exemplo, se você está vendendo um software de gestão financeira, pode supor que seus clientes ideais são pequenas e médias empresas, com uma certa faixa de faturamento e número de funcionários.
  3. Melhor prática e ferramentas para obter essas informações?

• Utilize ferramentas como Google Trends, pesquisas de mercado, redes sociais e até mesmo fóruns online para entender melhor seu público-alvo. Ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, podem ajudar a entender melhor o comportamento online de potenciais clientes. Além disso, realizar entrevistas ou questionários com potenciais clientes pode fornecer insights valiosos.
  4. Como IA pode ajudar neste meu primeiro momento?

• Ferramentas de IA podem ajudar a analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e até mesmo prever comportamentos de clientes. Por exemplo, você pode usar IA para analisar dados de redes sociais e identificar tendências ou preferências do público-alvo.

Espero ter ajudado e bons estudos!