Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Definição de pronto para review meeting

Boa noite,

estou tentado estruturar uma base para um novo setor, e agora a definição de pronto deu um nó?

como levo para o usuário testar algo que já está em produção?

para isso ele já não fez os testes já não entrou no backlog os bugs que também já fora resolvidos?

2 respostas

Olá Antonio, tudo bem?

Entendi que você está com dúvidas sobre a definição de pronto para a review meeting. A definição de pronto é um critério que deve ser estabelecido pela equipe para garantir que uma tarefa está finalizada e pronta para ser entregue.

Para levar algo para o usuário testar que já está em produção, você pode utilizar a estratégia de entrega contínua, que consiste em entregar pequenas funcionalidades de forma constante e gradual. Dessa forma, o usuário pode testar e dar feedback sobre as funcionalidades entregues, o que ajuda a equipe a corrigir possíveis problemas e aprimorar o produto.

É importante lembrar que mesmo que os testes já tenham sido feitos e os bugs resolvidos, é necessário seguir o critério de definição de pronto para garantir que a tarefa está finalizada e pronta para ser entregue.

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Oi Antônio, você vai ouvir falar de DoR e DoD. Definition of Ready - É quando seu item está no backlog pronto para ir para sua Sprint, ou seja, o requisito está claro, os critérios de aceite e é claro para o time de dev tudo o que precisa ser feito para realizar a entrega daquele incremento.

Definition of Done, é tudo aquilo que é pré estabelecido para considerar que um incremento está entregue, ou seja, que deu match com o que foi solicitado pelo dono do Produto e todos os demais itens pré estebelcidos pelo time do projeto ou organização.

Se você fala de Sprint Review, então eu vou assumir que você está falando de DoD, a definição de entregue que é compartilhada na Sprint review, onde o PO compartilha com as partes interessadas e time de desenvolvimento o que foi produzido na Sprint, ou seja, aqueles itens que estão DoD, feitos, entregues, atendendo aos critérios de aceite. Outro ponto importante que essa é uma reunião de revisão, feedback do incremento, não para, testar novamente, aprovar ou rejeitar o trabalho que foi realizado ao longo da Sprint, de um modo geral alinhar as expectativas e esperar surpresas no futuro.

DoR - Refinamento completo, entendimento ok, critérios definidos e entendíveis - Pronto para entrar na Sprint DoD- Entregue, feito, finalizado - Pronto para sair da Sprint

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software