Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Definição de cliente e usuário

Estou com uma dúvida em relação a uma questão do curso. Segue a questão e minha dúvida:

“Alexandra ama jogar nas suas horas vagas, os seus jogos preferidos são os que apresentam história. Recentemente, ela descobriu que um novo jogo nesse estilo foi lançado e que poderia utilizá-lo gratuitamente. Sem pensar duas vezes, Alexandra realizou o download dele e o jogou por horas seguidas.” Observando esse cenário, Alexandra pode ser considerada uma cliente, uma usuária ou os dois?

Selecionei a opção que ela seria usuária e cliente, imaginando que quando fazemos dowload de jogos, muitas vezes temos que assistir propagandas que não gostaríamos, esse seria o " valor " pago para jogar. Após identificar a resposta correta, que ela seria apenas usuária, por se tratar de um dowload gratuíto, entendi o seguinte: Cliente é realmente considerado cliente quando envolve somente um valor em espécie a ser pago pelo conteúdo. *Esse pensamento está correto? *

Obrigada!

1 resposta
solução!

Olá, Brisa! Tudo bem contigo?

Na situação, Alexandra pode ser considerada uma usuária do jogo, uma vez que ela está utilizando-o para seu entretenimento pessoal. No entanto, não seria apropriado considerá-la uma cliente nesse contexto específico, pois o termo "cliente" normalmente implica em uma relação comercial na qual uma pessoa adquire produtos ou serviços mediante pagamento ou transação financeira. No caso do jogo que Alexandra baixou gratuitamente, não há uma troca monetária envolvida. Ela não está pagando pelo jogo ou por qualquer conteúdo adicional dentro dele.

Embora seja verdade que muitos jogos gratuitos contenham anúncios ou ofereçam compras opcionais dentro do aplicativo (conhecidas como "in-app purchases"), esses elementos não necessariamente transformam automaticamente todos os jogadores em clientes. Os anúncios e as compras opcionais são formas de monetização para os desenvolvedores, mas a relação entre os jogadores e o jogo em si ainda pode ser mais bem caracterizada como de uso e consumo.

Portanto, no contexto descrito, realmente Alexandra é apenas uma usuária do jogo, ok?

Qualquer dúvida estou aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!