Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Declarando uma referência com o Alura Fone

Olá, pessoal!

Vim tirar dúvidas porque fiquei realmente perdida ao tentar fazer o exercício proposto no Aula 3 - atividade 6. Pra escrever uma referência que armazene a lista com todas as teclas, ok, entendi e consegui fazer. Mas imprimir o valor da lista na aba console? Como assim, gente? O que isso significa? A explicação de "como fazer" também ficou bem vaga pra mim... Abri o CodePen, abri a aba do JS e escrevi o código nela; mas o que eu faço agora? Onde reflete o que eu acabei de escrever? Depois de tentar fazer sozinha, utilizei o código disponível no gabarito, mas fiquei perdida na mesma... Em qual momento da aula que aprendemos fazer isso?

Agradeço toda e qualquer ajuda! :)

4 respostas
solução!

Boa Tarde Julia,

"...Mas imprimir o valor da lista na aba console? Como assim, gente? O que isso significa?"

Quando você ouvir ou ler a expressão, imprimir, dependendo do contexto, podem estar se referindo na tela do seu navegador ou no devtools(aba console) ai do navegador que nada mais é que executar o comando, como exemplos abaixo:

console.log('Hello World'); console.log(nomeDaSuaVariavel);

demonstracao

No codepen, tem uma aba la embaixo "console" só clicar ali que verá o resultado.

Também, pode utilizar o replit.com para escrever seus codigos.

console_codepen

Olá, olá! Muito obrigada pela explicação e ajuda!

Quer dizer, então, que o console.log() é a forma que eu tenho de testar se meu código está correto, isso? Eu, bem ingênua, pensei que só apertando "enter" e recarregando a página no navegador já tava fazendo esse teste... Não lembro de ter visto, até então, esse termo.

Obrigadão! :)

"Quer dizer, então, que o console.log() é a forma que eu tenho de testar se meu código está correto, isso?"

Durante o desenvolvimento da sua aplicação, acredito que seja a forma mais rápida de fazer algumas validações, já que conseguimos ver se estamos pegando o elemento html correto, se nossas variáveis estão com o valor correto, se durante a execução do código está entrando em um if/else.

Ótimo!

Quando fui assistir à aula seguinte, aí sim a professora falou sobre o console.log e as coisas se encaixaram. Muito obrigada! :)