Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Declaração de variáveis globais

Na atividade 3 da aula 4 do curso "C: avançando na linguagem" o professor diz que precisa passar sua variável para duas funções, entretanto, pela mesma ser declarada na função main, ele não consegue fazer isso sem chamar a segunda função e passar as variáveis como parâmetros. Minha dúvida é: não seria mais simples apenas declarar as variáveis no topo do código, para que as mesmas se tornem variáveis globais? Fiz isso no meu código e funcionou perfeitamente.

1 resposta
solução!

Sim, mas a prática que o professor está utilizando é a mais recomendada, principalmente para iniciantes na programação.

Pode não ser grande coisa no projeto, mas quando você for trabalhar em um projeto mais denso, perceberá que declarar grande parte das variáveis como globais vai acabar deixando o programa mais difícil de se manter e debuggar. Por isso que, em casos em que você quer acessar a variável e modificar ela sem comprometer o nível de proteção dela (deixar ela pública ou global), você usa parâmetros de métodos para passar os valores dessa variável e modificar estes valores.

Pode dar muito mais trabalho fazer isso, mas confia em mim, isso evita muita dor de cabeça que aparece ao longo do desenvolvimento de um programa.