Eu gostaria de saber como eu faço para entender o que está faltando no meu código quando ao executar não é retornado nenhum erro, apenas uma execução parcial do programa. Neste caso o debugger vai ajudar???
Eu gostaria de saber como eu faço para entender o que está faltando no meu código quando ao executar não é retornado nenhum erro, apenas uma execução parcial do programa. Neste caso o debugger vai ajudar???
Olá Andre!
Entender o que está acontecendo em um código que executa parcialmente sem retornar erros pode ser um desafio, mas o debugger pode ser uma ferramenta muito útil nesse caso. O debugger permite que você execute seu código passo a passo, inspecionando o estado do programa em cada etapa. Isso pode te ajudar a identificar onde o fluxo do programa não está seguindo o caminho que você esperava.
Aqui estão algumas dicas de como usar o debugger para te ajudar:
Pontos de interrupção (breakpoints): Coloque pontos de interrupção nas linhas de código onde você suspeita que algo possa estar dando errado. Isso permite que você pause a execução do programa e examine o estado das variáveis e o fluxo de execução.
Inspecione variáveis: Enquanto o programa está pausado em um breakpoint, você pode verificar o valor das variáveis para ver se elas contêm os dados esperados. Isso pode te ajudar a identificar onde algo pode estar saindo do esperado.
Passo a passo: Use o recurso de "step over" ou "step into" para avançar no código linha por linha. Isso te permite ver exatamente o que o programa está fazendo em cada linha de código.
Condições de loop e if: Verifique se as condições de loops e estruturas de controle (como if/else) estão sendo avaliadas como você espera. Às vezes, uma condição pode não estar sendo satisfeita, resultando em uma execução parcial.
Por exemplo, se você tem um loop que deveria iterar sobre uma lista e processar cada item, mas não está processando todos os itens, um debugger pode te ajudar a ver se o loop está sendo interrompido prematuramente ou se há algum problema com a lógica dentro do loop.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Oi André,
Entendo sua frustração ao lidar com códigos que executam parcialmente sem apresentar erros 😜.
Nesses casos, o debugger é uma ferramenta essencial! Ele permite que você execute seu código linha por linha, inspecionando o valor das variáveis em cada etapa.
Assim, você consegue identificar exatamente onde a execução está parando ou se desviando do comportamento esperado.
Para usar o debugger, você geralmente precisa definir "breakpoints" (pontos de parada) no seu código. O debugger irá pausar a execução nesses pontos, permitindo que você avance passo a passo.
No Python, você pode usar o pdb
(Python Debugger) ou ferramentas mais visuais como as oferecidas por IDEs como VS Code ou PyCharm.
Para saber mais: Documentação oficial do Python sobre o módulo pdb. Este link leva à documentação oficial do Python sobre o módulo pdb, que é o debugger padrão da linguagem.
Continue praticando e explorando as ferramentas de debug, elas serão suas grandes aliadas! 🧐