2
respostas

[Dúvida] Debug com intellij

Olá a todos, espero que estejam bem.

Estou enfrentando um problema no IntelliJ IDEA que gostaria de compartilhar. Quando realizo uma pesquisa em uma entidade, a IDE traz todas as tabelas relacionadas à entidade pai, o que causa uma notável lentidão no programa e torna o processo de depuração do código praticamente inviável. Alguém tem conhecimento de alguma configuração que possa fazer com que o IntelliJ carregue apenas as entidades filhas quando eu as expandir? Por exemplo, se eu tiver a tabela de clientes, e essa tabela tiver uma relação com a tabela de produtos, eu gostaria que apenas a tabela de clientes fosse carregada inicialmente, e a tabela de produtos fosse carregada somente quando eu decidir expandi-la.

Eu sei que o Spring Tool Suite (STS) faz isso por padrão, mas gostaria de evitar a mudança de IDE apenas por causa desse problema.

Alguém pode me ajudar com essa questão?

OBS: Não posso mexer na estrutura das entidades...

2 respostas

Oi

Felizmente, existe uma configuração que pode te ajudar a resolver esse problema.

No IntelliJ IDEA, você pode ajustar as opções de carregamento de dados para as entidades relacionadas. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Vá até as Configurações do IntelliJ IDEA, selecionando "File" no menu principal e, em seguida, "Settings".
  2. Na janela de configurações, procure por "Editor" e clique em "Database".
  3. Na aba "General", você encontrará uma opção chamada "Limit rows". Marque essa opção.
  4. Agora, você pode definir um limite de linhas para o carregamento das entidades relacionadas. Por exemplo, se você definir o valor como 100, apenas as primeiras 100 linhas das tabelas relacionadas serão carregadas inicialmente. As demais linhas serão carregadas somente quando você expandir a tabela.

Essa configuração permitirá que você carregue apenas as entidades filhas quando decidir expandi-las, o que deve melhorar a performance do programa e facilitar a depuração do código.

Qual versão você está usando? No meu intellij não existe essa opção "DataBase" no menu Editor