Olá,
Tudo bem?
Saturação e valor são atributos diferentes de uma cor e existem de maneira independente. Apesar disso, um pode atuar diretamente sobre o outro e já veremos isso na prática. Antes, vamos à uma definição mais formal dos termos:
Saturação define o quão intensa uma cor é, numa escala de 0% a 100%. Saturação de 0% retira toda a intensidade da cor e 100% confere intensidade máxima.
Valor trata do brilho da cor, também numa escala de 0% a 100%. Ele controla o quanto de branco existe na cor. Portanto, se zerado, ele vai fazer com que qualquer cor (independete do matiz e da saturação) se transforme em preto puro. Se configurado em 100% acontecerá o oposto: a cor (mais uma vez, independete do matiz e da saturação) se transformará em branco puro.
Mesmo separados, saturação e valor podem, na nossa percepção de claros e escuros, chegar a resultados parecidos. Ou seja, ao alterar a saturação podemos ter uma cor escura e ao alterar o brilho também podemos entregar uma cor escura.
O Color Picker do Photoshop nos ajuda a enxergar tudo isso com mais facilidade. Abra-o clicando sobre qualquer amostra de cor e atente para o modo de cores HSB, que é a sigla em inglês para Matiz (Hue), Saturação (Saturation) e Brilho (Brightness). Os valores de H vão de 0 a 359 e os de S e B vão de 0 a 100, como falamos antes.
Ao selecionar o parâmetro H, note como a barra vertical se transforma num "arco-íris", indicando que aqui se escolhe a cor pura (ou seja, o matiz):
Trabalhar com S, nos dá uma barra vertical que vai do azul (máxima saturação) ao branco (saturação mínima). Note como a saturação mínima é o branco porque o brilho está em 100%:
Porém, se o brilho for para 50, a barra de saturação passa a ser do azul para o cinza. Logo, os dois atributos - saturação e valor (brilho) - embora independentes, têm uma relação íntima no resultado final da cor. Eles andam de mãos dadas:
Por fim, no B temos uma barra que vai azul (brilho máximo) ou preto (brilho mínimo). Repare como a saturação está em 100%:
Contudo, se a saturação for para 0, o brilho agora é uma barra de branco e preto:
Que tal agora testarmos os parâmetros em valores mais próximos ao uso no dia a dia?
Abaixo, temos uma cor com saturação em 100% e com brilho de 60%. Um tanto escura, não acha?
Agora, uma cor mais clara, com baixa saturação e brilho alto:
Observe como a nossa percepção denota um caráter de claros e escuros que podem ser tanto atingidos pela manipulação da saturação quanto pela manipulação do brilho.
Espero ter ajudado!
Abraços