Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida de perfil

Sou introvertido, porém tenho mania de falar rápido, porém baixo. Ao ponto de as vezes me perder , atropelar palavras, gaguejar ou até mesmo perder vocabulário . Isso se encaixa em qual tipo de perfil?

2 respostas

Fernando, boa tarde!

Acho que você esta confundindo as coisas:

1 - Uma coisa é perfil, ou seja, conjunto de características, competências, habilidades e atitudes que encaixam os profissionais em grupo de semelhança. Ser introvertido, pode ser uma característica do seu perfil e cabe você definir se irá trabalhar nisso ou não, dependendo das suas aspirações profissionais.

2 - Dificuldade com oratória não tem nada a ver com introspecção, pois pode ser desenvolvida sem necessariamente lhe tornar uma pessoa mais extrovertida. Você pode ser uma pessoa introvertida, mas quando necessário consegue realizar apresentações, reuniões e etc.

Espero ter lhe ajudado! Abç!

solução!

Olá, Fernando!

Pela descrição você parece ter o perfil introvertido de orador, a fala rápida parece uma forma de "defesa". Principalmente quem é tímido acaba desenvolvendo algumas dessa estratégias (ainda que não de forma consciente) para enfrentar o desafio. Falar rápido para chegar ao fim logo.

Como estratégia para vencer isso:

  1. Foco no outro e não em você;
  2. Preparação sempre;
  3. Treino sempre; 4.1. Tanto durante os treinos, quanto na apresentação, procure articular melhor as palavras - isso tornará sua fala mais lenta. 4.2. Os pontos anteriores vão deixar você mais confortável e naturalmente sua confiança vai melhorar e o volume da fala também tende a melhorar - normalmente falamos baixo em razão da ansiedade e da insegurança - de qualquer forma, adicione um treino de leitura em voz alta como sugeri durante a aula!

Parabéns por estar se dedicando a vencer esse desafio e pela capacidade de leitura que você demonstrou sobre seu perfil!