Sou introvertido, porém tenho mania de falar rápido, porém baixo. Ao ponto de as vezes me perder , atropelar palavras, gaguejar ou até mesmo perder vocabulário . Isso se encaixa em qual tipo de perfil?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sou introvertido, porém tenho mania de falar rápido, porém baixo. Ao ponto de as vezes me perder , atropelar palavras, gaguejar ou até mesmo perder vocabulário . Isso se encaixa em qual tipo de perfil?
Fernando, boa tarde!
Acho que você esta confundindo as coisas:
1 - Uma coisa é perfil, ou seja, conjunto de características, competências, habilidades e atitudes que encaixam os profissionais em grupo de semelhança. Ser introvertido, pode ser uma característica do seu perfil e cabe você definir se irá trabalhar nisso ou não, dependendo das suas aspirações profissionais.
2 - Dificuldade com oratória não tem nada a ver com introspecção, pois pode ser desenvolvida sem necessariamente lhe tornar uma pessoa mais extrovertida. Você pode ser uma pessoa introvertida, mas quando necessário consegue realizar apresentações, reuniões e etc.
Espero ter lhe ajudado! Abç!
Olá, Fernando!
Pela descrição você parece ter o perfil introvertido de orador, a fala rápida parece uma forma de "defesa". Principalmente quem é tímido acaba desenvolvendo algumas dessa estratégias (ainda que não de forma consciente) para enfrentar o desafio. Falar rápido para chegar ao fim logo.
Como estratégia para vencer isso:
Parabéns por estar se dedicando a vencer esse desafio e pela capacidade de leitura que você demonstrou sobre seu perfil!