1
resposta

Duvida de organização de estudos

Estou com uma duvida, que talvez seja até boba para alguns, mas estou começando estudar por conta, e tenho muita dificuldade em como registrar o que estudo de programação, porque muitas coisas ficam extensas demais ou até vagas para anotar no caderno por exemplo, e isso está me deixando com dificuldade de organizar meus estudos.

Tipo, como anotar códigos de programação de uma forma que seja prática e interpretavel depois?

E mais uma duvida, dentro dos cursos de lógica de programação que fiz até agora, muitas coisas ficaram vagas, tipo o professor tem todo um processo lógico que eu ainda não consigo ter sozinha, então como eu posso praticar lógica sozinha? Como fixar o que aprendi?

Sou muito tradicional na forma de estudar: teoria, resumos, exercicios e isso ta me atrapalhando a entender como vou guardar tudo que aprendo dentro dos cursos da Alura, porque muita coisa parece que é tipo "é isso e pronto kkk". Eu não sei se alguém vai entender muito bem minha dúvida, se eu sou a unica lerda que não sabe fazer isso, mas se alguém puder me dar alguma dica, qualquer ajuda seria muito legal, porque isso ta me atrapalhando muito a sentir que to avançando nos estudos.

1 resposta

Oi Rebeca! Tudo bem?

Parabéns por estar iniciando essa jornada na programação! Tenho certeza de que você vai conseguir alcançar seus objetivos.

Quanto à sua primeira dúvida sobre como registrar o que estuda, existem várias formas de fazer isso. Uma opção é utilizar o Notion. Porém existem várias ferramentas para organizar seus estudos, utilize a que você melhor se adapta.** Recomendo que leia o artigo Organizando estudo e portfolio na Alura com Notion.

Outra opção é utilizar um repositório de código, como o GitHub. Essa plataforma é amplamente utilizada por desenvolvedores para armazenar e compartilhar códigos. Você pode criar um repositório para cada projeto ou assunto que está estudando e fazer commits com suas anotações e códigos. Assim, além de ter um histórico completo do que você estudou, você também pode compartilhar seu progresso com outras pessoas e receber feedback.

Quanto à sua segunda dúvida sobre como praticar lógica de programação sozinha, existem várias formas de fazer isso. Uma sugestão é resolver exercícios de lógica e algoritmos. Recomendo que leia o artigo Algoritmos e Lógica de programação: O que são e qual a importância?.

Além disso, você pode tentar aplicar os conceitos que aprendeu em projetos práticos. Por exemplo, se você aprendeu sobre estruturas de repetição, tente criar um programa que faça um cálculo ou uma tarefa repetitiva. Ao colocar em prática o que aprendeu, você fixa melhor os conceitos e também ganha experiência na resolução de problemas reais.

Por fim, não se preocupe se você tem uma abordagem mais tradicional de estudo. Cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizado e o importante é encontrar o método que funcione melhor para você. Se você se sente mais confortável com teoria, resumos e exercícios, continue seguindo essa abordagem. O importante é que você esteja se dedicando e se esforçando para entender os conceitos e aplicá-los na prática.

Espero que essas dicas possam te ajudar a organizar seus estudos e avançar no aprendizado de programação. Lembre-se de que a jornada de aprendizado é contínua e que cada pequeno avanço é uma conquista. Continue persistindo e nunca deixe de buscar conhecimento. Estou torcendo por você!

Espero ter ajudado e bons estudos!