Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] De onde surgiu este SECRET_KEY ?

Nesta aula de preparação dos ambientes, no Config File Management > Custom File, no Content, o instrutor colocou um bloco de configurações com uma SECRET_KEY e o valor dela, mas não entendi, onde foi gerado este valor para a SECRET_KEY?

2 respostas
solução!

Olá Ivan!

A SECRET_KEY é uma chave de configuração que é usada para criptografar dados sensíveis em uma aplicação. No caso do exemplo que você mencionou, a SECRET_KEY foi gerada manualmente pelo instrutor e inserida no arquivo de configuração .env-dev e .env-prod.

Essa chave é importante para garantir a segurança da aplicação, pois é utilizada para criptografar senhas, tokens de autenticação e outros dados sensíveis. É recomendado que essa chave seja única e complexa, para dificultar a sua descoberta por terceiros.

No exemplo que você mencionou, o valor da SECRET_KEY é 'r*5ltfzw-61ksdm41fuul8+hxs$86yo9%k1%k=(!@=-wv4qtyv'. Esse valor foi gerado pelo instrutor, mas você pode gerar sua própria chave usando uma biblioteca de geração de chaves aleatórias, como o secrets no Python, por exemplo.

Aqui está um exemplo de como gerar uma SECRET_KEY usando o Python:

import secrets

secret_key = secrets.token_hex(32)
print(secret_key)

Esse código irá gerar uma chave aleatória de 32 bytes e imprimir o valor gerado.

Lembre-se de que é importante manter a SECRET_KEY em segredo e não compartilhá-la publicamente, pois isso comprometeria a segurança da sua aplicação.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Renan!

Esclareceu a dúvida e ainda proativamente exemplificou como poderia ser feito para gerar a chave. Perfeito!

Muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software