1
resposta

Duvida de Notação Enventos Intermediarios ou Gateway ou atividades ?

Boa prática recomendada: Segundo as especificações BPMN, os gateway são elementos de controle de divisão e unificação do fluxo, logo, um gateway não pode ser usado para representar trabalho como produzir, receber ou avaliar dados. Ao modelar processos, adicione tarefas para que estas recebam e/ou produzam as ações necessárias, como mostra a figura abaixo.

Eu tenho uma situação que o cliente:

Pode abrir uma conta especial OU poupança. Somente o Funcionário pode Abrir. o que eu Descrevo ?

Se eu Desquerer "Solicitar abertura de conta" como atividade tenho que criar em seguida?

Um "evento intermediário" para a escolha do tipo de conta ?

Um subprocesso "informar o tipo de conta" ou um "evento intermediário" solicitando a informação ?

Neste caso que tenho que o cliente tem que escolher um tipo que leva a um caminho alternativo "gateway" o que vem antes é a minha principal duvida.

uma outra duvida no bizagi como eu coloco a caixa de texto com as opções de sim ou não no gateway?

1 resposta

Olá Marcelo, tudo bem?

Para modelar essa situação, você pode usar um Gateway exclusivo (XOR), que representa uma escolha única entre duas opções. O Gateway será colocado após a atividade "Solicitar abertura de conta". As duas opções a serem escolhidas seriam "Conta Especial" e "Poupança".

Para representar as opções no Gateway, você pode adicionar uma legenda ao Gateway, ou usar as etiquetas do Gateway para representar as opções. Por exemplo, você pode rotular as saídas do Gateway como "Conta Especial" e "Poupança".

No Bizagi, para adicionar uma caixa de texto com as opções sim ou não, você pode usar a tarefa "Tomada de Decisão" e definir as opções na configuração da tarefa. Na configuração da tarefa, selecione "Opções" e adicione as opções de sim e não. Em seguida, o Bizagi exibirá uma caixa de diálogo com as opções para o usuário escolher.